Covid-19: Festival de Cinema de Cannes terá edição reduzida em outubro

O Festival de Cinema de Cannes (França), que viu a edição de maio adiada por causa da pandemia da covid-19, terá uma versão « especial », reduzida a três dias em outubro, mantendo dois filmes portugueses na competição oficial.

 

 

Em comunicado, a direção do festival anunciou hoje uma edição condensada, entre os dias 27 e 29 de outubro naquela cidade francesa, com a exibição em sala de quatro longas-metragens da « seleção oficial de Cannes 2020 », das curtas-metragens em competição e ainda dos filmes do programa Cinéfondation.

O filme « O Cordeiro de Deus », de David Pinheiro Vicente, foi selecionado para a competição de curtas-metragens, e « Corte », dos realizadores Afonso Rapazote e Bernardo Rapazote, integra o programa « Cinéfondation ».

Segundo a direção do festival, em breve será anunciado o júri que decidirá quem receberá a Palma de Ouro nas curtas-metragens e nos prémios do Cinéfondation.

As quatro longas-metragens escolhidas para esta edição reduzida de Cannes são « Un triomphe », de Emmanuel Courcol, « True Mothers », de Naomi Kawase, « Beginning », de Dea Kulumbegashvili, e « Les Deux Alfred », de Bruno Kiberlain.

A organização tinha anunciado anteriormente uma série de filmes que poderiam ser exibidos nos cinemas no outono em 2021, com o selo « seleção oficial de Cannes ».

Entre os filmes anunciados no início de junho estavam « Na Penumbra », do realizador lituano Sharunas Bartas, coproduzido pela portuguesa Terratreme, « The French Dispatch », de Wes Anderson, « Été 85 », de François Ozon, « Falling », de Viggo Mortensen, « Soul », de Peter Docter pelos estúdios Pixar, e « Aya and the Witch », de Goro Miyazaki, primeiro filme em animação 3D dos estúdios Ghibli.

Além deste anúncio, a direção marcou na agenda a 74.ª edição do festival de Cannes, de 11 a 22 de maio de 2021.

 

Com Agência Lusa.

td-main-content-wrap
Article précédentDiogo Piçarra tem música no « FIFA 21 »
Article suivantSom : Dan Tibério vencedor do prémio « World Music » nos Ipma2020 na Rádio Alfa