Covid-19/França. Depois de Nice, Lille e Dunquerque em risco de confinamento local

Covid-19: Depois de Nice, Lille e Dunquerque, importantes cidades do norte da França, em risco de confinamento local

 

facebook sharing button
twitter sharing button
email sharing button
Algumas cidades francesas do norte do país, como Dunquerque e Lille, podem adotar nos próximos dias um confinamento local semelhante ao que vai ser aplicado em Nice, quando a França regista no total mais de 85 mil mortos devido ao vírus, segundo as autoridades nacionais.
Olivier Véran, ministro da Saúde, desloca-se hoje a Dunquerque, onde a situação é muito preocupante.

A medida de confinamento local poderá ser tomada uma vez que o número de casos ultrapassa os 900 por 100 mil habitantes e os casos da variante do Reino Unido já perfazem quase metade dos novos casos detetados.

O presidente da Câmara de Dunquerque, Patrice Vergriete, disse ontem que apresentou um plano às autoridades nacionais para evitar o confinamento ao fim de semana, que inclui uma maior campanha de despistagem, mais vacinas, generalização do uso de máscara e ainda evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas.

Caberá agora às autoridades nacionais decidirem os próximos passos para a região e também para Lille.

Segundo informam as agências, citadas pela Lusa, em Portugal. morreram em 24 horas, até ontem, em França 431 pessoas devido ao vírus, aumentando assim para 85.044 o número de mortos de covid-19 desde o início da pandemia.

De acordo com mesmas fontes, há atualmente 25.660 pessoas internadas nos hospitais franceses devido à doença e 3.435 desses pacientes estão nos cuidados intensivos. Regista-se uma diminuição no número de internamento face à véspera, mas há um aumento de 28 pessoas em estado grave, em cuidados intensivos.

Nas últimas 24 horas foram ainda detetados 20.064 novos casos, elevando assim o total de casos positivos no país para 3.629.891 desde o início da pandemia.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.474.437 mortos no mundo, resultantes de mais de 111 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

(Primeira Foto: Centro de Lille). A Rádio Alfa tem um programa em direto de Lille, de segunda a sexta (das 16h às 18h), com José Freitas (segunda foto):

Article précédentCovid-19. Confinamento parcial em Nice, o laboratório para o resto do país
Article suivantAndré Ventura precisa de fazer um estágio na emigração. Opinião