O Presidente Emmanuel Macron pretende flexibilizar algumas das medidas de confinamento a partir de 11 de maio, reabrindo inicialmente as escolas e outros setores prioritários.
Será o primeiro-ministro Édouard Philippe que vai apresentar o plano do governo de começar a levantar o isolamento neste dia 28 de abril ao Parlamento. Mas há algumas críticas da oposição por não ter sido previsto, na sua opinião, tempo suficiente para o debate.
O PM Philippe escreveu na sua conta no Twitter no domingo que o plano do governo se concentrará em algumas áreas principais – saúde pública, escolas, empresas, transporte público e reuniões públicas.
A questão do uso de máscaras em locais públicos também será colocada.
Uma das questões que provoca debate é a discussão sobre se deve ou não ser desenvolvida uma aplicação de software para telefone móvel de modo a rastrear o coronavírus. Algumas personalidades e políticos manifestam preocupações sobre potenciais violações de privacidade.
O número de mortos por covid-19, em França, aumentou em 437 mortos em 24h. Sefundo o último balanço de ontem há agora 23.293 mortos no total registados em França desde o início da epidemia.