Perante a evolução inquietante da pandemia em diversas regiões, o Presidente Emmanuel Macron anuncia a necessidade de « novas decisões nos próximos dias » e a questão do confinamento na região Ile-de-France (região parisiense) é uma das possibilidades em estudo.
Apesar da degradação da situação sanitária, o Governo deseja evitar um novo confinamento, designadamente em praticamente toda a região parisiense.
Diversos hospitais estão saturados, designadamente os serviços de cuidados intensivos e os números de óbitos e de infetados continuam alarmentes.
« Le maître du temps, c’est le virus, malheureusement », disse nomeadamente o Presidente Macron nesta segunda-feira, 15.
A situação é particularmente crítica em certas zonas do país, principalmente na « Ile-de-France », « Provence-Alpes-Côte d’Azur » e nos « Hauts-de-France ».
Nos cuidados intensivos a pressão aumentou ontem com um total de 4.200 doentes de covid-19, dos quais 400 novos pacientes deram entrada nesses serviços em apenas 24 horas, segundo as autoridades sanitárias.
Interrogado sobre a situação na região parisiense, o chefe de Estado disse ser necessário olhar para « a realidade da epidemia, cidade por cidade, território por território ».