A França registou 551 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando assim o número de vítimas mortais no país para 40.987, segundo as autoridades francesas.
Mesmo apresentando estes números, o diretor-geral da saúde francês, Jerôme Salomon, considera que há uma « desaceleração » do vírus devido às medidas impostas como o recolher obrigatório e o novo confinamento.
« Em todo o lado onde foram aplicadas medidas para travar a epidemia, houve uma desaceleração », constatou o diretor-geral da Saúde em conferência de imprensa esta tarde.
No entanto, Salomon garantiu que o pico da epidemia em França « ainda está para vir ». Quanto ao anúncio sobre a nova vacina da Pfizer, que a divulgou hoje e que diz ter uma eficácia de 90%, o diretor-geral da Saúde diz que esses resultados devem ser vistos « com prudência ».
Há atualmente 31.125 pessoas hospitalizadas em França devido à covid-19 e 4.690 desses pacientes estão internados nos cuidados intensivos.
Este afluxo às camas de cuidados intensivos levou já à transferência 83 pacientes entre hospitais franceses de diferentes regiões e mais 200 transferências devem acontecer nos próximos dias.
O número total de casos confirmados em França desde o início da pandemia é de 1.807.479.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Com Agência Lusa.