Covid-19/França. Detetado um primeiro caso de infetado com nova estirpe do vírus SARS-CoV-2 em França. Trata-se de um francês residente habitualmento no Reino-Unido e segundo as autoridades franceses foi de facto contaminado pela nova variante do coronavírus detetada naquele pais. O doente foi isolado no seu domicílio, na região de Tours, indicaram as autoridades.
O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano salienta que “a nova variante” do vírus encontrada no Reino Unido “pode ser até 70% mais transmissível do que as variantes que circulavam anteriormente” e por isso vai passar a exigir um teste negativo a todos os passageiros que chegarem ao território norte-americano vindos de um aeroporto britânico a partir de segunda-feira.
A propagação de uma nova e mais transmissível estirpe do vírus SARS-CoV-2 nas últimas duas semanas – com particular foco no Reino Unido, mas que já chegou a outros países e com designadamente, agora, também um caso em França – lançou algumas dúvidas sobre a eficácia da vacina que vai começar a ser administrada este fim de semana na Europa, designadamente em Portugal e França.
No entanto, a empresa Pfiezel/BioNTech já veio assegurar a capacidade técnica para produzir uma nova versão da vacina, caso seja efetivamente necessário, segundo informam as agências.