Covid-19/Portugal. Desconfinamento. Esplanadas de regresso às cidades

Covid-19. Com temperaturas agradáveis, Sol e céu azul em Lisboa, Portugal inicia hoje segunda fase do plano de desconfinamento.

 

Alfa/Lisboa
facebook sharing button
twitter sharing button

O dia desta segunda-feira de Páscoa começou com Sol e céu azul em Lisboa, no início da segunda fase do plano de desconfinamento.

Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos retomam hoje as aulas presenciais, no âmbito desta fase do plano de desconfinamento do país devido à pandemia, que prevê também a reabertura de centros de dia para idosos, equipamentos para deficientes e esplanadas.

Os cafés e restaurantes não podem para já acolher clientes no interior e nas esplanadas apenas são aceites quatro pessoas por mesa.

A decisão de avançar com a segunda fase do plano do Governo foi tomada na sexta-feira em Conselho de Ministros, depois de analisada a situação da pandemia em Portugal, que melhorou sensivelmente graças ao confinamento muito estrito no qual os portugueses e outros residentes no país viveram algumas semanas.

No que se refere ao comércio, a partir de hoje as lojas com porta para a rua com menos de 200 metros quadrados podem abrir e deixar de ter de « vender ao postigo », ou seja à porta ou à janela do estabelecimento, como acontecia até ontem.

Os ginásios também voltam a reabrir, mas ainda sem a possibilidade de darem aulas em grupo.

Respeitando algumas regras sobre limitação de visitantes, também já se pode ir aos museus ou ir a uma exposição ou galeria de arte.

 A partir de hoje, já se pode circular em todo o país sem a limitação da circulação entre concelhos no continente.

Mas mantém-se encerrada a fronteira terrestre entre Portugal e Espanha pelo menos até 15 de abril.

Apesar destas aberturas importantes para um país que tem estado quase completamente parado, as autoridades fazem apelos insistentes à vigilância e ao respeito pelas regras sociais de combate à pandemia, designadamente ao distanciamento físico, à higiene e ao uso de máscaras.

Article précédentLiga/Resultados. Tondela, Boavista e Famalicão vencem
Article suivantEconomia. As pistas para a saída da crise em França e as incertezas que subsistem