Covid-19/Portugal. Forte polémica. Vacina: DGS coloca idosos como última prioridade

Publié le 27 novembre 2020

DGS propõe vacinar idosos em quinto lugar.

A notícia está a provocar forte polémica em Portugal e vem hoje no semanário Expresso (que voltou a ser publicado à sexta-feira devido ao confinamento durante o fim de semana).

Diz o jornal que um “documento de trabalho prevê que o maior grupo de risco seja protegido no fim de todos os prioritários”.

“Profissionais de saúde e funcionários dos lares serão os primeiros”, acrescenta o semanário.

“O plano preliminar da Direção-Geral da Saúde (DGS) para vacinar os portugueses contra o novo coronavírus, ainda em discussão, coloca a população mais vulnerável à infeção no final da lista de prio­ridades. Segundo o documento de trabalho, os maiores de 65 anos devem ser protegidos depois de quatro grupos na primeira linha, incluindo as pessoas saudáveis e com uma idade menos avançada, entre os 60 e os 64 anos”, explica o jornal.

O Expresso indica que a proposta foi apresentada pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, na reunião do Conselho Nacional de Saúde Pública da semana passada e provocou indignação.

“Alguns dos 22 peritos pediram até que o plano preliminar fosse ignorado de imediato”, informa o jornal. “Jamais deveria ter sido apresentado, ali ou em parte alguma. É chocante que o grupo de risco mais referido surja no último lugar”, afirmou ao Expresso um dos presentes, que pediu anonimato face ao dever implícito de sigilo.

Degundo o plano de Graça Freitas na lista das pessoas a vacinar estão em primeiro “os profissionais de saúde mais expostos ao vírus, seguidos pelos funcionários dos lares; em terceiro lugar, a população dos 50 aos 59 anos com fatores de risco, como os doen­tes crónicos; depois, os portugueses dos 60 aos 64 sem comorbilidades, e, por fim, os idosos a partir dos 65 anos. Vacinados estes grupos, seguir-se-ão os restantes portugueses, ainda sem ordem definida”.

Artigo para ler na íntegra em versão online (expresso.pt) ou na edição já à venda nas bancas.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background
Powered by Live Score & Live Score App