Covid-19/Portugal: Permitido circular entre concelhos entre os dias 23 e 26 de dezembro
De acordo com António Costa, estas medidas serão, contudo, sujeitas a avaliação no dia 18 de dezembro para confirmar a tendência de melhoria da pandemia de covid-19. Só nessa altura serão revistas as medidas agora anunciadas.
« Se as coisas não correrem como têm vindo a correr » e se voltar a haver um crescimento exponencial da pandemia, « temos que puxar um travão de mão », avisa Costa, questionado por jornalistas sobre as linhas vermelhas para um agravamento das medidas no dia 18. « É isso que vamos ver daqui a 15 dias ». declarou.
As medidas ainda não são completamente concretas e PM Costa apelou apenas às famílias que evitem confraternizações com muitas pessoas
Na conferência de imprensa depois da reunião do Conselho de Ministros em que foram anunciadas as medidas de aplicação do novo estado de emergência, apelou às famílias que « evitem confraternizações com muitas pessoas », com longos períodos sem máscara e « em espaços fechados, pequenos ou pouco arejados ».
« Importa que seja um Natal de partilha », afirmou, mas que « não seja um momento de transmissão involuntária do vírus ». « Que em família todos estejamos efectivamente em segurança », disse o Primeiro-ministro. « Não partilhemos o vírus. Esse não pode ser a nossa prenda de Natal. »
Quanto à noite da passagem de ano, a circulação é permitida até às 2h da madrugada do Ano Novo. Não serão permitidas festas públicas ou abertas ao público, nem ajuntamentos na via pública com mais de 6 pessoas.
No dia 1, há liberdade de circulação até às 23h.
Todas as medidas serão avaliadas a 18 de dezembro segundo avançou o Primeiro-ministro António Costa.