António Costa na televisão portuguesa: pandemia « vai mudar a nossa forma de viver. Quero voltar a abraçar, beijar, apertar as mãos »
No fim de uma entrevista na noite de segunda-feira, 23, à TVI, o primeiro-ministro António Costa deixou uma mensagem de esperança aos portugueses, apesar de ter dito que a situação está longe de ser « um mar de rosas » e que, por isso, cada um deve ser « disciplinado no plano individual ».
Contudo, e apesar de acreditar que a pandemia vai mudar a nossa forma de vida, tal como aconteceu com as duas grandes guerras, afirmou que há que ter esperança: « Nunca nenhum de nós viveu ou imaginou viver algo desta dimensão e não há hecatombe que não tenha um efeito regenerador. Vai mudar a nossa forma de viver, mas quero voltar a abraçar, beijar, apertar as mãos. Agora é a fase de sermos muito disciplinados, sangue frio e capacidade que temos de ajudar um ao outro e que o sentido de comunidade se afirme ».
Mas, se a crise piorar, António Costa não descarta a possibilidade de impôr um « quadro sancionatório » a quem desrespeitar as regras.