Covid-19/Portugal. Fronteiras com Espanha fechadas até 15 de maio. Praias com restrições no verão – PM Costa

Publié le 18 avril 2020

Em entrevista ao Expresso deste sábado (edição semanal), o primeiro-ministro António Costa explica os primeiros passos do desconfinamento previsto para Portugal.

Informa  que tomará uma decisão final sobre o assunto no dia 30 de abril.

A economia passou a ser prioridade, tudo vai ser medido passo a passo, explica na entrevista.

As máscaras vão ser obrigatórias nas escolas e transportes públicos.

Na entrevista, fala ainda sobre o que está previsto acontecer no ensino pré-escolar, ensino secundário, estádios de futebol, concertos e festivais, cinemas, lojas e transportes públicos.

Eis a resposta de António Cosbta sobre o verão e as praias:

Pergunta: Já discutiu com os técnicos se vão ser necessárias medidas de restrição nas praias em agosto?

Resposta: Vão ser, seguramente. Há praias de grande extensão onde a aglomeração é facilmente evitável, há outras em que todos sabemos que a aglomeração é grande. A aglomeração não vai poder existir. As autarquias e as capitanias vão ter de tomar as medidas necessárias para que possamos ir à praia sem que se verifique uma aglomeração. O desconfinamento não vai significar que não tenhamos de praticar as regras de higiene de lavagem regular das mãos ou que não tenhamos de adotar mais medidas de proteção social, designadamente de uso de máscaras. Vamos ter de manter as medidas de afastamento social, a etiqueta respiratória. O que os cientistas nos dizem é que este vírus não hiberna no verão. O verão não vai ser um momento de interrupção.

Sobre as fronteiras com Espanha, António Costa confirma que estarão fechadas até 15 de maio

“Quanto às fronteiras internas, ainda não há nenhum objetivo fixado para a sua reabertura, embora haja o desejo de que assim que possível possamos começar a abrir fronteiras internas. A nossa fronteira terrestre com Espanha está fechada até 15 de maio, e até agora temos gerido isso sempre de acordo entre o Governo português e espanhol.”

 


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background