Nos concelhos de maior risco (subiram de 19 para 33) restaurantes reabrem ao fim de semana, a partir das sexta-feiras à noite, mas só para quem tem certificado digital covid (vacinação completa) ou teste negativo. O mesmo acontece para hotéis e alojamento local, mas aqui durante todos os dias da semana.
O Governo revela que o número de concelhos em maior risco – e com mais restrições – subiram para 33. E impõe nova regra: nestes locais os restaurantes passam a poder abrir de sexta à noite até domingo, mas só para cidadãos com certificado covid válido ou teste negativo. Esta regra passa também a ser obrigatória para turismo e alojamento local mas em todo o país.
Turistas também terão de fazer teste para entrar em restaurantes e hotéis.
O ministro da Economia explica ainda que na hotelaria o que se estabeleceu foi que seria exigido um teste no momento do check in (pode ser um auto-teste feito ali no momento). Isto não se aplica a crianças com menos de 12 anos nem aos trabalhadores dos estabelecimentos.
Regras continuam a ser cumulativas com outras regras já previstas para estes estabelecimentos, como o distanciamento, a lotação reduzida ou o número de pessoas por mesa. O mesmo tipo de regras vai ser exigido aos estrangeiros que entrem em restaurantes ou nos hotéis.