Covid-19. Em estudo: necessidade de teste negativo para entrar nos restaurantes em Portugal. Medida está em estudo, deve-se ao aumento do número de infetados, e decisão será da DGS.
Mas trata-se de uma decisão polémica porque, numa primeira fase, por exemplo os almoços ficariam excluídos e a medida apenas seria aplicada ao jantar, o que levou a alguns dirigentes da oposição ao Governo a perguntar, ironicamente, se o vírus só circula ao meio-dia.
A ministra da Saúde não confirma nem desmente.
A medida permitiria que os estabelecimentos que têm de fechar às 15.30 horas nos fins de semana possam estar abertos, desde que os clientes apresentem teste negativo à covid-19 ou os que apresentem « certificado digital covid » (vacinação completa)
Segundo o diário JN, ainda há muitos pontos por definir: « o Governo tem dúvidas sobre a aplicação da medida nos jantares dos dias úteis e nos almoços de fim de semana, que, sendo momentos de ajuntamento, atualmente não têm qualquer restrição associada, mesmo nos concelhos de risco muito elevado, onde há a intenção de tornar estes testes obrigatórios ».