Covid-19. Dia sem mortes e 890 novos casos — o maior aumento desde Março.
Há 307 pessoas hospitalizadas em Portugal, mais 11 do que no dia anterior. Dessas, 70 encontram-se nos cuidados intensivos, mais quatro.
Número de infetados de hoje (oficial – boletim da DGS) está bastante acima da média dos últimos sete dias (608,6), e a diferença é ainda mais significativa quando comparada com a média dos últimos 30 dias (492,7).
Mais de metade dos novos infetados são em Lisboa e Vale do Tejo, com 591 (66%).
Foi entretanto anunciado em Portugal que testes passam a ser obrigatórios para eventos desportivos, culturais e familiares, incluindo casamentos e batizados.
Outra das regras, segundo Mariana Vieira da Silva, passa pela “necessidade de realização de testes como forma de acesso a um conjunto de eventos”, nomeadamente desportivos, culturais e familiares, incluindo casamentos e batizados.
A ministra esclareceu que a obrigatoriedade dos testes nestes eventos passa a ser feita a partir de um número de convidados que será determinado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
“A partir do momento em que a DGS faça sair uma norma que vai dizer qual é o número de pessoas a partir da qual o teste é obrigatório para acesso a esses eventos, os testes vão ser obrigatórios para o acesso a essas atividades”, disse.