Governo português decidiu agravar o estado de alerta contra a pandemia de Covid-19 e todo Portugal continental ficará em estado de contingência a partir de 15 de setembro devido ao fim das férias, o regresso às aulas e aos locais de trabalho.
A 7 de Setembro, serão tomadas e anunciadas as decisões concretas para « preparar o outono e o inverno » que serão apresentadas a 7 de Setembro, informou Mariana Vieira da Silva, a ministra da Presidência.
A governante explicou, à saída de um Conselho de Ministros, que haverá « uma mudança de rotinas, na utilização dos transportes e regresso às aulas » e que isso « pode necessitar de medidas adicionais ».
Mariana Vieira da Silva acrescentou que a contingência em todo o país se justifica porque tem havido « um aumento dos números de casos nos últimos dias e o Governo não pode ficar indiferente a esse aumento e não pode deixar de se preparar ».
As novas medidas vão ser propostas pela Direcção Geral da Saúde e serão tomadas numa reunião com técnicos e políticos a 7 de setembro.