« O regresso dos emigrantes este verão está a gerar preocupação e pedidos de cautela entre os autarcas do Interior do país », escreve hoje um diário nacional português, citando diversos presidentes de Câmaras. Tudo isto por causa do Covid-19.
Os portugueses em Portugal ainda não perceberam que a emigração – aliás, dizendo melhor, portugueses residentes no estrangeiro e seus descendentes – vive, tal como eles, diariamente com o Covid-19 e está por isso tão bem ou mais informada do que eles sobre a pandemia.
Penso que em Portugal ainda nem perceberam a evolução da « emigração portuguesa », em França e em muitos outros países, onde eles não são já apenas, sobretudo, os pedreiros, os analfabetos e os empregados do lixo do tempo de Salazar.
Hoje, há de tudo em França e por todo o lado. Pedreiros, ainda, cada vez menos claro, mas sobretudo, estudantes, professores, empresários grandes e pequenos, diretores culturais, autarcas, doutores, artistas…. Todos eles muito bem informados sobre o assunto.
Por esse motivo, ler em jornais portugueses alertas em « Manchetes » para eles se portarem bem (cumprindo as regras) nas férias de verão, devido ao Covid, é uma ofensa.
UMA GRANDE OFENSA AOS PORTUGUESES NO ESTRANGEIRO.
DR
Leia mais aqui:
Covid-19. Autarcas do interior tentam evitar contágios com emigrantes nas férias – JN