Covid-19/Portugal. A « vergonha » da Champions no Porto. PM considera que nem tudo correu bem

Zero mortes e 445 novos casos de covid-19 registados ontem em Portugal. Rui Rio criticou “vergonha” da Champions no Porto. A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte diz-se “muito vigilante”, depois da concentração de adeptos sem repeito pelas regras anti-covid nalgumas zonas do Porto.

Duas pessoas foram detidas e um agente ficou ferido durante incidentes com um grupo de adeptos do Manchester City na Ribeira do Porto.

Líder do PSD, Rui Rio, afirmou que “o Governo e a Câmara do Porto deviam pedir desculpa aos portugueses” por terem assistido « a esta vergonha em pleno combate à pandemia”.

 

Pinto da Costa, presidente do FC Porto pediu a demissão de responsáveis pela gestão da pandemia de covid-19, incluindo do primeiro-ministro e defendeu, assim como o PCP, o regresso dos adeptos portugueses aos estádios.

« Da parte do Governo há um atestado de mediocridade ao povo português, porque os estrangeiros podem vir para aqui para os nossos estádios, mais de 15 mil pessoas, mas se forem portugueses não pode vir ninguém », afirmou Pinto da Costa.

Repondendo às críticas, o Primeiro-ministro, António Costa reagiu esta tarde pela primeira vez:

Assumiu que o que aconteceu « não correu bem », mas que é preciso distinguir entre os adeptos, que vieram praticamente todos em bolha, e os turistas, alguns deles adeptos. « Justifica o facto de termos aberto as fronteiras », sintetizou.

Em resumo, o Primeiro-ministro considera que nem tudo correu bem no final de semana no Porto, com a final da Liga dos Campeões. Contudo, não considera que tenham havido falhas por parte do Governo apesar de ser « evidente que o que ocorreu não pode servir de exemplo, mas de lição« .

Article précédentCovid-19/França. Número de internados continua a baixar no país
Article suivantA Rádio Alfa vai estar de portas abertas, dia 5 de Junho – Festa da Rádio