A retoma das competições de futebol profissional em Portugal será decidida « nos próximos dias », garantiu hoje o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, após uma reunião com o primeiro-ministro.
À saída do encontro com António Costa e os presidentes da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, bem como os presidentes de FC Porto, Benfica e Sporting, Gomes garantiu que a decisão será analisada « entre técnicos da FPF, com a Liga e as autoridades de saúde ».
A postura final poderá ser anunciada na quinta-feira, avançou, pelo primeiro-ministro, quando este revelar ao país « um conjunto de medidas para diminuir o confinamento », mas apenas « se os trabalhos com a Direção-Geral da Saúde » conduzirem os técnicos de saúde, liderados por Adalberto Campos Fernandes, a uma « posição definitiva ».
A possibilidade de usar menos estádios, e fazê-lo numa localização geográfica mais confinada, « enquadra-se na avaliação do risco », explicou Fernando Gomes em São Bento, e na tentativa de aferir « a prudência da retoma ».
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 212 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Mais de 832 mil doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 948 pessoas das 24.322
confirmadas como infetadas, e há 1.389 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
Alfa/Lusa.