A farmacêutica Sanofi Pasteur estimou hoje que uma vacina contra o coronavírus na origem da pandemia Covid-19 só estará pronta para ser comercializada dentro de um ano ou ano e meio.
« A nossa estimativa é que levará, no mínimo, 12 a 18 meses para que uma vacina esteja disponível no mercado », afirmou, citado pela agência noticiosa Efe, o vice-presidente executivo da Sanofi Pasteur, David Loew.
Segundo David Loew, que falava aos jornalistas por teleconferência juntamente com outros responsáveis de companhias farmacêuticas, os laboratórios não podem « sacrificar os requisitos de segurança e eficácia » durante os testes clínicos de possíveis vacinas.
A doença Covid-19, causada por um novo coronavírus, detetado em dezembro de 2019 na China, já matou mais de 9.020 pessoas e infetou 217.510 em 157 países, segundo o mais recente balanço divulgado pela agência AFP, que cita dados oficiais.
Em Portugal, a Covid-19, que pode provocar infeções respiratórias como pneumonia, já matou três pessoas e infetou 785, de acordo com o balanço hoje atualizado pela Direção-Geral da Saúde. Três dos doentes estão curados.
A Organização Mundial de Saúde declarou a Covid-19 como pandemia.
Alfa/Lusa.