Alfa
Vacinação de crianças: parecer de pediatras e especialistas em saúde infantil é considerado pela DGS como sigiloso e confidencial. A não divulgação do parecer está a provocar polémica. Vacinação de crianças deverá começar em Portugal na próxima semana.
A comissão técnica de vacinação portuguesa, ouviu, além de pediatras, especialistas em ética e vacinas, e houve também reuniões com norte-americanos, que relataram a experiência dos EUA, onde a vacinação das crianças dos cinco aos 11 anos arrancou no início de novembro.
Depois da reunião da comissão, a DGS recomendou oficialmente a vacina para crianças entre os 5 e os 11 anos
Mas o facto de o parecer técnico sobre a vacinação de crianças ser sigiloso, confidencial, e não ter sido divulgado publicamente pela DGS está a provocar polémica devido tratar-se de uma matéria sensível.
O parecer foi elaborado pelo grupo de especialistas em pediatria e em saúde infantil que a Direcção-Geral da Saúde (DGS) criou para a apoiar na tomada de decisão sobre a vacinação de crianças. .
Desconhece-se o que concluíram os especialistas que integram este grupo de trabalho – que já se tinha pronunciado sobre a vacinação dos adolescentes no Verão.
“O parecer é confidencial e não pode ser divulgado », dizem as autoridades.
Perante a polémica, o Partido Social Democrata (PSD) apresentou um requerimento na Assembleia da República, dirigido à ministra da Saúde, Marta Temido, a pedir a divulgação dos pareceres e recomendações sobre a vacinação contra a covid-19 de menores de 12 anos.
De acordo com o requerimento do partido de Rui Rio, divulgado ontem, quarta-feira, “torna-se particularmente urgente, a bem da transparência administrativa e, principalmente, da tranquilidade e saúde públicas, que o País tenha imediatamente acesso a todos os pareceres e recomendações produzidos no âmbito ou para a [Direção-Geral da Saúde], relativamente à vacinação dos menores com idade inferior a 12 anos”.