« Não podemos desperdiçar o esforço que os portugueses fizeram »: Ministra da Saúde reforça apelo a comportamentos responsáveis
Marta Temido esteve numa ação de sensibilização, que decorreu no Parque Urbano Felício Loureiro.
A ministra da Saúde respondia desta forma quando questionada sobre a festa convocada esta madrugada na praia de Carcavelos, em Cascais, que juntou mais de mil pessoas e foi interrompida pela PSP.
« Nós estivemos aqui hoje porque acreditamos nos jovens, acreditamos em Portugal e acreditamos na nossa capacidade de interromper as cadeias de transmissão do vírus », sublinhou, escusando-se a referir se há necessidade de medidas adicionais para impedir fenómenos como o de Carcavelos na última madrugada.
Nesta ação de sensibilização, que decorreu no Parque Urbano Felício Loureiro, participou, igualmente, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o secretário de Estado e coordenador regional de Lisboa e Vale do Tejo para o combate à covid-19, Duarte Cordeiro, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, e o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta.
Esta madrugada, a PSP dispersou mais de mil pessoas de uma festa convocada pelas redes sociais para a praia de Carcavelos, quando vigora no país a proibição de ajuntamentos desta dimensão.
A pandemia de covid-19 já provocou cerca de 460 mil mortos e infetou mais de 8,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.528 pessoas das 38.841 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.