Morreu o senador republicano John McCain, vítima de cancro. Antigo candidato presidencial contra Barack Obama era muito crítico de Donald Trump. Na sexta-feira passada decidiu parar os tratamentos.
Antigo candidato à Casa Branca tinha 81 anos e decidira deixar os tratamentos, no final da semana passada. Sofria de um tumor inoperável no cérebro.
A família tinha feito saber na passada sexta-feira, através de um comunicado, que McCain tinha decidido parar os tratamentos contra um tumor « muito violento » no cérebro.
Na altura, alguns próximos do senador republicano (mais de 30 anos no Senado) avançaram que a morte estava “iminente”.
John McCain combateu na guerra do Vietname como piloto. Foi capturado e mantido como prisioneiro de guerra por mais de cinco anos, período durante o qual foi torturado.
Numa nota publicada em maio passado, fazia deste modo o balanço da sua vida: « Foi uma ótima viagem. Conheci grandes paixões, vi maravilhas, combati uma guerra, e ajudei a fazer a paz. Vivi muito bem e também fui privado de todos os confortos. Estive tão só quanto uma pessoa pode estar, e desfrutei da companhia de heróis. Sofri do mais profundo desespero e experimentei a maior das exultações. Construí um pequeno espaço para mim na história da America e na história dos meus tempos ».