Depois da vitória contra a Chéquia. Fernando Santos assume objetivo de conquistar título mundial este ano

Fernando Santos assume objetivo de conquistar título mundial este ano

 

Alfa/com Lusalinkedin sharing button
whatsapp sharing buttonO selecionador português de futebol, Fernando Santos, assumiu ontem que lhe falta conquistar o título de campeão mundial e que tem como objetivo consegui-lo este ano, no Campeonato do Mundo de 2022.

“O melhor [título de campeão mundial] está para vir. Mais concreto não posso ser. Sim, o melhor está para vir e é este ano”, afirmou o técnico, após a vitória sobre a República Checa (4-0), em encontro da penúltima jornada do Grupo A2 da Liga das Nações 2022/23, quando confrontado com os títulos que já conquistou e questionado sobre se o melhor ainda está para vir.

Fernando Santos, de 67 anos, foi apresentado como selecionador português de futebol em 24 de setembro de 2014, há oito anos, um dia depois de ter sido anunciado como sucessor de Paulo Bento.

Formado em engenharia eletrónica e telecomunicações, o técnico levou a equipa das ‘quinas’ às inéditas conquistas do Euro2016 e da Liga das Nações 2018/19.

No Qatar, vai estar pela terceira vez num Campeonato do Mundo, competição em que nunca superou os oitavos de final, fase em que caiu em 2014, com a Grécia, frente à Costa Rica (1-1, 5-3 nas grandes penalidades), e em 2018, já na seleção lusa, perante o Uruguai (2-1).

Antes de chegar à equipa das “quinas”, Fernando Santos orientou, além da seleção grega, clubes como Estoril-Praia, Estrela da Amadora, FC Porto, Sporting e Benfica, em Portugal, AEK Atenas, Panathinaikos e PAOK Salónica, na Grécia.

No seu historial, além dos títulos de seleções, conta ainda com um campeonato nacional (1998/99), duas Taças de Portugal (1999/2000 e 2000/01), duas Supertaças Cândido Oliveira (1998/99 e 1999/2000), todos no comando do FC Porto, e uma Taça da Grécia (2001/02), pelo AEK.

Grande exibição contra a Chéquia

Com uma das melhores exibições dos últimos anos, Portugal bateu ontem a República Checa por 4-0 em Praga e vai discutir com a Espanha um lugar na ‘final four’ da Liga das Nações na próxima terça-feira, em Praga.

Na capital da República Checa brilhou o defesa Diogo Dalot, com dois golos na sua conta pessoal. Bruno Fernandes e Diogo Jota fizeram os outros tentos dos lusos.

Portugal passa a liderar o grupo com 10 pontos já que no outro jogo, a Espanha perdeu em casa com a Suíça e manteve os oito pontos. Os helvéticos têm seis, os checos quatro.

Na próxima terça-feira em Braga, basta um empate diante da Espanha para a seleção das Quinas seguir em frente.

Article précédentItália decide hoje se próximo Governo será de extrema-direita
Article suivantIrmãos de Itália. Meloni reivindica liderança do próximo governo italiano