Deputado Paulo Pisco garante que Museu Nacional da Emigração tem “expressão orçamental”

Publié le 13 novembre 2020

Discussões no âmbito do Orçamento de Estado para 2021. 

Segundo um comunicado do “PS-Parlamento”, o  deputado do PS pelo círculo da Europa, Paulo Pisco, manifestou a sua satisfação por a criação do Museu Nacional da Emigração ter, “pela primeira vez, expressão orçamental, mesmo que de forma indireta”, já que a referência que existe no Orçamento de Estado para 2021 é a de que o Governo vai “mapear a rede de espaços museológicos especificamente dedicados à diáspora, em articulação com os municípios”.

Segundo a mesma fonte, o museu terá o nome de “Cais das Migrações” e ficará instalado numa antiga fábrica conserveira, adaptada com um projeto do arquiteto Souto Moura e financiado com fundos comunitários, numa candidatura que já está aprovada, “conforme confirmou a Secretária de Estado das Comunidades, Berta Nunes”, lê-se no comunicado.

O comunicado refere que Berta Nunes confirmou também que o projeto de mapeamento está a ser feito em articulação com a Câmara de Matosinhos, com quem disse ter já reunido várias vezes.

Berta Nunes afirmou ainda que está a ser terminado “o levantamento dos espaços museológicos em Portugal e no estrangeiro, tendo sido enviado a todas as câmaras municipais um mail neste sentido, para poder ser feita uma rede dos espaços da emigração”.

Pelo Paulo Pisco referiu espaços museológicos ligados à emigração como elementos centrais, designadamente os que existem em Fafe, Melgaço, Ribeira Grande e Sabugal.

O comunicado refere-se à audição para discussão do Orçamento de Estado para 2021  de do “Ministério dos Negócios Estrangeiros”.

“Na sua intervenção, Paulo Pisco recordou que a criação do Museu Nacional da Emigração foi aprovada na Assembleia da República em maio de 2017”.  (…) “O deputado considerou muito importante que o projeto esteja a andar, não apenas por ser uma forma de dignificar e aproximar as comunidades do nosso país, mas também pelo seu considerável impacto económico por via do turismo que tem potencial para atrair, muito particularmente, centenas de milhar de
portugueses residentes no estrangeiro e lusodescendentes”.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background
Powered by Live Score & Live Score App