Alfa
Portugal participa, com dezenas de empresas, em diversos eventos e feiras, durante este mês de setembro, em França (Paris e Lyon).
No calendário, já confirmado, figura já a partir de amanhã a Moda com a importante feira « Who’s Next » que, em simultâneo com a “Bijorhca” e “Interfilière”, decorre de 3 a 6 de setembro no Parque de Exposições da Porte de Versailles em Paris.
Pela parte portuguesa participam nove empresas e uma associação setorial.
A participação portuguesa nesta feira será acompanhada pela equipa da Delegação da Aicep em Paris.
O mesmo acontece com as seguintes feiras e eventos no programa, neste mês de setembro:
Global Industrie que decorre de 6 a 9 de setembro, em Lyon. Nesta participam 68 empresas e 3 associações sectoriais.
O secretário de Estado da Economia de Portugal estará presente em Lyon. Segundo informa ainda a Aicep/Paris, na inauguração da feira “GLOBAL INDUSTRIE” estão previstas, pela parte oficial francesa, as presenças de Jean Castex, Primeiro-Ministro, Bruno Le Maire, Ministro da Economia e Agnès Pannier-Runacher, Ministra Delegada da Indústria.
De acordo com a Aicep, a representação portuguesa será este ano a maior entre as estrangeiras presentes – 71 expositores, maioritariamente acompanhados por três associações profissionais AIMMAP (42), AIDA (10) e ANEME (6) -, cobrindo todo o leque da subcontratação industrial: mecânica, corte a laser, trabalho da chapa, serralharia, ferramentas, moldes, fundição, forja, tratamentos térmicos e de superfície, transformação de plásticos e de borracha, cablagens e montagens eletrónicas, estudos e projetos. Juntam-se igualmente empresas construtoras de equipamentos e de soluções de produção (máquinas, linhas de produção automáticas).
« Estas empresas apresentam o melhor do know-how português nestas áreas, oferecendo uma certificação internacional da produção, do serviço e da qualidade », garante a Aicep.
O organismo diz ainda que « o sector metalúrgico e metalomecânico tem um peso substancial na economia portuguesa. As exportações do sector metalúrgico e metalomecânico em 2019 ascenderam a 19,5 mil milhões de euros, tendo mais do que duplicado em 10 anos. No ano de 2020, com a pandemia, o setor exportou 17,1 mil milhões de euros. Em 2021, de Janeiro a Junho, o setor exportou já 10,1 mil milhões de euros, estando assim em franca recuperação face a 2020. O sector da subcontratação representa, por seu lado, cerca de 7 mil empresas e emprega mais de 88 mil pessoas para um volume de negócios que atinge os 9 mil milhões de euros.
A seguir decorre o reputado salão Maison & Objet, de 9 a 13 de setembro, em Paris. Marcarão presença 18 empresas e uma associação setorial, informa a Aicep.
Depois decorrerá o também muito conhecido Première Vision, de 21 a 23 de setembro, igualmente na capital francesa, com a participação de 50 empresas e três associações setoriais, segundo a mesma fonte.
De assinalar ainda que, a 16 de setembro, às 10 horas locais, decorrerá uma Apresentação online da Estratégia Portuguesa para o Hidrogénio – Webinar, organizado em conjunto com o MEDEF. João Galamba, secretário de Estado Adjunto e da Energia será o orador.
Mais informações em:
https://www.portugalglobal.pt/FR/Pages/France.aspx