Dia 5 de maio passa a ser Dia Mundial da Língua Portuguesa

Publié le 25 novembre 2019

Por Lígia Anjos, correspondente da TSF em Paris.

Esta é a primeira vez que uma língua nāo-oficial da UNESCO tem direito à distinção.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) aprovou em Paris a proposta que declara o dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Os acordos são assinados esta segunda-feira na sede da UNESCO em Paris por uma delegação portuguesa, composta pelo primeiro-ministro, António Costa, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, pela secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes e pelo Embaixador de Portugal na UNESCO, António Sampaio da Nóvoa.

Esta é a primeira vez que acontece com uma língua nāo-oficial da UNESCO. Em outubro, todos os países lusófonos apresentaram esta proposta, acabando por receber o apoio de 24 outros e sendo aprovada por unanimidade pelo conselho executivo.

A decisão foi formalmente adotada pelo plenário dos cinquenta e oito membros do Conselho Executivo da UNESCO, a 23 de outubro. A deliberação final acontece esta segunda-feira no decorrer da 40.º sessão da Conferência Geral da UNESCO, que congrega os cento e noventa e três Estados-membros.

No documento rubricado esta segunda-feira, a UNESCO reconhece o papel e a contribuição da Língua Portuguesa para a preservação e disseminação da civilização e da cultura humanas, destacando que o Português é a língua mais falada do hemisfério sul e a língua oficial de três organizações regionais e da Conferência Geral da UNESCO.

A proclamação de dias internacionais é da competência da Assembleia Geral das Nações Unidas e das agências especializadas da ONU, nas respetivas áreas de competência, como a UNESCO – nestes casos designando-se dias mundiais.

O secretario-geral das Nações Unidas, o antigo primeiro-ministro português, António Guterres, nāo esconde a vontade que o português se junte à lista de seis línguas de trabalho na ONU e seja reconhecida como uma das línguas de cooperação internacional.

 

Alfa/TSF


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background