Dia de Portugal comemorado na Madeira e na Bélgica

Comemorações do 10 de Junho vão realizar-se na Madeira e na Bélgica

As comemorações deste ano do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas vão realizar-se na Região Autónoma da Madeira, como estava previsto que acontecesse em 2020, e na Bélgica, anunciou esta quarta-feira a Presidência da República.

 

Lusa/jornais/Presidência

Segundo uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa « nomeou hoje a comissão encarregada de organizar as cerimónias do Dia de Portugal, que se realizarão dia 10 de junho no Funchal e, depois, em Bruxelas, junto da comunidade portuguesa na Bélgica ».

O Presidente da República nomeou a médica Carmo Caldeira, diretora do serviço de cirurgia do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, para presidir à comissão organizadora das comemorações do 10 de Junho deste ano.

Esta escolha pretende « neste tempo de pandemia » de covid-19, « também homenagear os profissionais de saúde ».

De acordo com o despacho do Presidente da República, o almirante António Silva Ribeiro, chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, e os seus chefes da Casa Civil, Fernando Frutuoso de Melo, e da Casa Militar, o vice-almirante João de Sousa Pereira, são outros dos elementos da comissão organizadora do 10 de Junho.

Em 2020, devido à pandemia da covid-19, o chefe de Estado cancelou as comemorações do 10 de Junho que estavam previstas para a Madeira e a África do Sul e optou por assinalar a data com uma « cerimónia simbólica » no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, apenas com os dois oradores e seis convidados.

Recorde-se que Bruxelasé a sede de várias instituições europeias e no primeiro semestre deste ano, até 30 de junho, Portugal exerce a presidência rotativa do Conselho da União Europeia. E que na Bélgica vivem milhares de portugueses.

No início do seu primeiro mandato, Marcelo Rebelo de Sousa lançou com o primeiro-ministro, António Costa, um modelo original de celebração do Dia de Portugal, com cerimónias em território nacional e junto de comunidades emigrantes no estrangeiro em que ambos participam.

Em 2016, as comemorações realizaram-se em Lisboa e Paris, em 2017 começaram no Porto e prosseguiram no Rio de Janeiro e em São Paulo, no Brasil, em 2018 foram entre Ponta Delgada, nos Açores, e a Costa Leste dos Estados Unidos da América, e em 2019 tiveram início em Portalegre e terminaram em Cabo Verde, na Praia e no Mindelo.

Leia aqui na íntegra a nota publicada no site da Presidência portuguesa: 

« Presidente da República nomeia Comissão para o Dia de Portugal 2021

O Presidente da República nomeou hoje a Comissão encarregada de organizar as cerimónias do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se realizarão no dia 10 de junho no Funchal e, depois, em Bruxelas, junto da Comunidade Portuguesa na Bélgica.

Neste tempo de pandemia, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa quis também homenagear os profissionais de saúde, tendo nomeado para presidir à Comissão a Dra. Carmo Caldeira, Médica assistente graduada de cirurgia geral do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira.

Despacho do Presidente da República – Comissão do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2021

“O artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 20-A/2016, de 27 de abril, estabelece que o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é comemorado em Portugal e junto das comunidades portuguesas no estrangeiro.

Assim, nos termos do disposto no artigo 4.º do referido diploma, designo a cidade do Funchal como sede das comemorações, em 2021, do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, estendendo-se as celebrações às comunidades portuguesas em Bruxelas, no Reino da Bélgica.

Para a organização das comemorações é constituída uma Comissão presidida pela Dra. Maria do Carmo Gama Caldeira, Médica assistente graduada de cirurgia geral do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, e que integra o Almirante António Manuel Fernandes da Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, o Dr. Fernando Frutuoso de Melo, Chefe da Casa Civil do Presidente da República, o Vice-Almirante Luís de Sousa Pereira, Chefe da Casa Militar do Presidente da República, a Dra. Rita Magalhães Collaço, Secretária do Conselho de Estado, o Tenente-General João Vaz Antunes, Secretário do Conselho Superior de Defesa Nacional, o Dr. Arnaldo Pereira Coutinho, Secretário-Geral da Presidência da República e a Embaixadora Clara Nunes dos Santos, Chefe do Protocolo do Estado.

Presidência da República, 24 de março de 2021.

O Presidente da República
Marcelo Rebelo de Sousa”

 

Article précédentCovid-19/França. Multas para reuniões com mais de 6 pessoas na rua
Article suivantTragédia e massacres num país irmão. Não esqueçamos Moçambique. Crónica