Dívida pública sobe para o valor mais elevado de sempre
A dívida pública na ótica de Maastricht – a que conta para Bruxelas – atingiu 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais elevado de sempre
Com o impacto da pandemia de Covid-19 a sentir-se em pleno em Portugal, a dívida pública já está em alta, como resultado da retração da economia e das medidas de apoio a famílias e empresas.
Em abril de 2020, a dívida pública subiu 7,3 mil milhões de euros em relação a março, atingindo 262,1 mil milhões de euros na ótica de Maastricht, o critério que conta para a análise de Bruxelas.
É o valor absoluto mais elevado de sempre, indicam os dados publicados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.
Em percentagem do PIB, o último valor disponibilizado pelo banco central refere-se a março, quando o rácio subiu para 120,2%. Um número acima dos 117,7% de dezembro, mas em linha com os 120,2% registados em setembro do ano passado.
Para o aumento em valor absoluto contribuíram essencialmente as emissões de títulos de 7,2 mil milhões de euros efetuadas em abril, indica o banco central. E destaca uma emissão sindicada de uma obrigação do Tesouro realizada pela República Portuguesa, de 5 mil milhões de euros.
Já os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 5,3 mil milhões de euros, diz o Banco Central. Assim, a dívida pública líquida de depósitos aumentou 1,9 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 237,1 mil milhões de euros.