Dívida pública portuguesa sobe para o valor mais elevado de sempre

Publié le 1 juin 2020

Dívida pública sobe para o valor mais elevado de sempre

TIAGO PETINGA/LUSA

A dívida pública na ótica de Maastricht – a que conta para Bruxelas – atingiu 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais elevado de sempre

Afa/Lusa. Por Sónica M.Lourenço

Com o impacto da pandemia de Covid-19 a sentir-se em pleno em Portugal, a dívida pública já está em alta, como resultado da retração da economia e das medidas de apoio a famílias e empresas.

Em abril de 2020, a dívida pública subiu 7,3 mil milhões de euros em relação a março, atingindo 262,1 mil milhões de euros na ótica de Maastricht, o critério que conta para a análise de Bruxelas.

É o valor absoluto mais elevado de sempre, indicam os dados publicados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.

Em percentagem do PIB, o último valor disponibilizado pelo banco central refere-se a março, quando o rácio subiu para 120,2%. Um número acima dos 117,7% de dezembro, mas em linha com os 120,2% registados em setembro do ano passado.

Para o aumento em valor absoluto contribuíram essencialmente as emissões de títulos de 7,2 mil milhões de euros efetuadas em abril, indica o banco central. E destaca uma emissão sindicada de uma obrigação do Tesouro realizada pela República Portuguesa, de 5 mil milhões de euros.

Já os ativos em depósitos das administrações públicas aumentaram 5,3 mil milhões de euros, diz o Banco Central. Assim, a dívida pública líquida de depósitos aumentou 1,9 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, totalizando 237,1 mil milhões de euros.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background