Dois mortos e 25 feridos em descarrilamento de Alfa Pendular no distrito de Coimbra

Publié le 31 juillet 2020

Dois mortos e 25 feridos em descarrilamento de comboio Alfa Pendular no distrito de Coimbra: “Não sei bem como mas alguém arrombou a porta e saímos”

ANDRÉ RITO

Alfa/ adaptação de informações do Expresso e da Lusa

Proteção Civil indica que há seis feridos graves e 19 ligeiros. André Rito, colaborador do Expresso, seguia na carruagem 4 e explica como alguns passageiros conseguiram escapar. Marcelo “lamenta o grave acidente ferroviário” e diz que já foi instaurado um inquérito para tentar apurar o que aconteceu

O descarrilamento de um comboio Alfa Pendular na região de Soure, em Coimbra, provocou pelo menos dois mortos, segundo diz ao Expresso o presidente da Junta de Freguesia de Soure, Santos Mota. As vítimas mortais são os trabalhadores de uma máquina de manutenção da linha em que o comboio embateu.

A Proteção Civil confirma o número de mortos e indica que há seis feridos “de média gravidade” – um deles, o maquinista, “a inspirar mais cuidados” – e 19 ligeiros. Estão no terreno 175 operacionais, apoiados por 68 veículos e dois meios aéreos, adianta. O alerta foi dado às 15h30 e o comboio seguia no sentido Sul-Norte, tendo partido às 14h de Santa Apolónia, em Lisboa, com destino a Braga.

“Houve um grande estrondo e rapidamente percebemos que o comboio estava fora da linha. Havia muita poeira. E alguém começou a gritar ‘deitem-se no chão, deitem-se no chão’. Não sei bem como, mas alguém conseguiu arrombar a porta da carruagem e saímos”, relata o colaborador do Expresso André Rito, que seguia na carruagem 4 do comboio. “Quando saímos, o terreno era muito acidentado e tivemos de arrombar um portão para nos afastarmos da linha. Diria que o comboio, ao chocar, empurrou a máquina ao longo de cerca de 300 metros”, acrescenta.

Neste momento, está montada uma tenda do INEM para prestar assistência aos “vários feridos”. “Está uma grande confusão. Há muita gente e as pessoas que não estão feridas estão a ser canalizadas para um pavilhão na vila de Soure”, acrescenta Santos Mota.

Fonte das Infraestruturas de Portugal revelou que “fará um ponto de situação em breve”, não precisando quando, e que “meios de socorro estão a caminho do local”, confirmando ainda que “a linha está cortada nos dois sentidos”.

Segundo a Lusa: de acordo com o comandante Distrital de Operações de Coimbra, as duas vítimas mortais eram os únicos ocupantes da máquina da REFER – Rede Ferroviária Nacional.

Dos 212 passageiros do Alfa Pendular, registam-se seis feridos graves, sendo que nenhum corre risco de vida, acrescentou.


Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background