Durão Barroso preside a partir de hoje à Aliança Global para as Vacinas
O ex-primeiro-ministro português e ex-presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, é a partir de hoje presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), instituição que procurará que a pandemia de covid-19 esteja controlada até final do ano.
José Manuel Durão Barroso substitui a economista e antiga ministra das Finanças da Nigéria Ngozi Okonjo-Iweala, cujo mandato terminou na quinta-feira.
A nomeação do antigo primeiro-ministro português foi anunciada em 29 de setembro passado, tendo a escolha sido aprovada de forma unânime pelo Conselho de Administração da GAVI, numa reunião em Genebra.
No final de Outubro, falando no encerramento de uma formação para jornalistas dedicada à presidência portuguesa da União Europeia realizada pela Agência Lusa, o ex-presidente da Comissão Europeia disse que o objectivo da GAVI é que esta fase mais aguda da pandemia esteja sob controlo no final de 2021 lembrando, contudo, que existem milhares de milhões de pessoas a vacinar e que isso irá demorar tempo.
« Há aqui um problema fundamental que a GAVI está a tentar resolver, que é garantir que todos os que queiram possam ter acesso à vacina, que seja equitativa, que não seja só para os países ricos », referiu apontando que « há uma questão humanitária, mas também de interesse, em conseguir que as vacinas tenham uma difusão tão ampla quanto possível ».