Educação. Na europa Portugal dá o exemplo – Jornal le Parisien

Publié le 31 août 2019

O Jornal francês destaca o investimento do governo português na educação, para reduzir as desigualdades escolares.

 

Referindo que Portugal ocupava o 31° lugar em 2012 na classificação internacional ‘Pisa’ – que analisa todos os três anos alunos de 15 anos em ciências e na leitura –, Portugal emergia em 2015 no 22° lugar à frente da França 27° colocado.

Melhorias consideradas históricas pela OCDE e salientadas num documento publicado em 2018. « O governo português fez bastante esforço para reduzir as desigualdades na escola », disse Eric Charbonnier, analista na OCDE, que destacou a proximidade entre os sistemas educativos franceses e portugueses.

«Melhores condições de aprendizagem»

Entre as reformas realizadas, a organização da rede escolar: as pequenas escolas que tinham resultados medíocres estão a fechar progressivamente, substituídas por instituições maiores que reagrupam vários níveis de ensino. « Os alunos encontram melhores condições de aprendizagem », afirmou Paulo Santiago, da OCDE, que sublinha « a continuidade » da política portuguesa.

Desde o início do século que o governo tem investido na educação das crianças de tenra idade, na formação dos professores, na pedagogia e no combate contra o insucesso escolar. Desenvolvem uma plano nacional de leitura e dão à escola uma missão prioritária, o ensino do português e da matemática.

« Portugal está hoje dentro da média europeia », relativizou Eric Charbonnier. Tal, como a França, as performances dos alunos varía ainda bastante segundo o meio social onde estão inseridos, as escolas que frequentam e a região onde vivem.

Alfa/Le Parisien.

Marqué comme

Rádio Alfa FM 98.6 Paris (On Air)

La radio de la lusophonie et des échanges interculturels de toute l'île de France

Piste actuelle
TITRE
ARTISTE

Background