Eleições/Portugal. AD: estigmatizar os imigrantes é um erro. Os “nossos” emigrantes eram “porcos portugueses” há 50/60 anos

 

Opinião – Daniel Ribeiro

Eleições/Portugal. AD: estigmatizar os imigrantes é um erro. Os “nossos” emigrantes eram “porcos portugueses” (sales portugais) em França há 50/60 anos.

Em termos de História, 50 ou 60 anos representam nada.

Na campanha eleitoral atual em Portugal, a AD (coligação PSD/CDS/PPM) lançou o tema da imigração no país da pior maneira – ligou-o à insegurança (discurso no Algarve do ex-primeiro-ministro, Passos Coelho).

Foi um erro. Porque, que se saiba, a imigração em Portugal nunca foi ligada a problemas de segurança – a crimes, atentados, etc…

Os políticos (incluindo Carlos Moedas, “maire” de Lisboa), que assim falam deveriam ter mais cuidado porque os portugueses também já foram duramente estigmatizados (em França, por exemplo) – no tempo da emigração massiva dos portugueses que fugiam aos milhares da miséria, da guerra colonial e da ditadura em Portugal (anos 1960/70).

Os portugueses vieram para França a “salto”, clandestinos, “sem papéis” e sem contratos.

Foram obrigados a viver em imundos bairros da lata, defecavam ao ar livre e urinavam onde podiam (incluindo nos passeios) e muitos tiveram de passar por “cités de transit” (alojamentos de transição) antes de poderem aceder a apartamentos de renda moderada – oficialmente para se habituarem a viver em casas com algumas condições modernas.

Os políticos portugueses que lançam um estigma sobre os imigrantes conhecem a Nossa História – ou não interessa lembrar?

Article précédentFrança. Direito ao aborto vai ser inscrito na Constituição
Article suivantPaul Pogba, da Juventus, suspenso quatro anos por doping