Emanuel Macron alertou para « o fim da abundância »

Emmanuel Macron alertou hoje os franceses sobre « a grande mudança » no mundo que marca « o fim da abundância » durante um discurso aos seus ministros, em Paris.

Por causa da guerra na Ucrânia e não só, o presidente francês avisa a população para um momento de viragem no planeta. Emmanuel Macron acredita que a humanidade vai confrontar-se com o fim da abundância, também por causa da seca que está a afetar diversas regiões do mundo.

Assim, perante esta situação, Macron assinalou que os franceses « podem reagir com grande ansiedade » e exortou os membros do governo que « digam coisas », que « as nomeiem com grande clareza e sem catastrofismo ».

« Espero que o governo respeite a palavra dada e os compromissos que assumimos com a nação », acrescentou.

« O que espero poder fazer nas próximas semanas e meses é reafirmar uma unidade muito forte do governo, das forças da maioria » em torno de « um curso que nos permita consolidar a nossa soberania, a nossa independência francesa e a europeia », declarou.

Perante « a ascensão de regimes não liberais » e « o fortalecimento de regimes autoritários », o Presidente francês pediu aos seus ministros que sejam « sérios », « credíveis » e não cedam à tentação da « demagogia ».

« É fácil prometer tudo e qualquer coisa, às vezes dizer tudo e qualquer coisa. Não vamos ceder a essas tentações, à demagogia. Estas florescem hoje em todas as democracias, num mundo complexo que causa medo. Pode sempre parecer atraente dizer o que as pessoas querem ouvir (…), mas primeiro é preciso raciocinar perguntando-se se é eficaz e útil », acrescentou Macron.

 

 

veja reportagem vídeo da BFMTV.

 

Com Agência Lusa e RTP.

 

td-main-content-wrap
Article précédentUcrânia: MNE português em Kiev para aniversário da independência
Article suivantRony Lopes no Troyes por empréstimo do Sevilha