Estão a vender-se mais casas e mais caras em Portugal
O efeito da pandemia no imobiliário ainda se faz sentir mas o mercado da habitação está a inverter e a evidenciar uma tendência de recuperação
Opreço das casas aumentou 13,8% em junho, em comparação com o mesmo mês de 2019. Por outro lado, o volume de venda de habitação subiu 11% em junho, face ao mês anterior, sendo já o segundo mês consecutivo a crescer desde o início da pandemia.
A conclusão é da base de dados da Confidencial Imobiliária, que apurou ainda que, com este novo saldo mensal positivo, “o mercado voltou a recuperar terreno face ao período pré-Covid (janeiro), com vendas que se encontram agora 35% abaixo desse momento. Recorde-se que em abril, a venda de casas no país apresentava uma queda de 53% face ao pré-Covid, recuperada em maio e agora novamente”.
Ainda em matéria de preços o comportamento é positivo em junho, segundo a Confidencial Imobiliário, “confirmando a tendência de estabilidade sentida desde início da pandemia, em março. Assim, em junho, o preço de venda das casas em Portugal subiu 0,8% face a maio, mantendo o registo dos últimos três meses, com variações em cadeia de entre 0,4% e 0,9%”.
Estes dados são apurados no âmbito do Índice de Volume de Vendas de Habitação, no caso do volume de transações, e no âmbito do Índice de Preços Residenciais, no que se refere ao comportamento dos preços.