Este verão não haverá turistas franceses em Portugal
O primeiro-ministro francês informou esta quinta-feira que os franceses podem ir de férias este verão, em julho e agosto, mas apenas em território francês. Poderão fazê-lo na França continental ou nos territórios ultramarinos, mas não no estrangeiro. Ou seja, Portugal não contará com esta fonte de receita, que em 2019 representou 1,6 milhões de hóspedes, 4,6 milhões de dormidas e 2600 milhões de euros, segundo dados do Turismo de Portugal.
O Governo de Édouard Phillippe anunciou ao mesmo tempo um plano de ajudas de 18 mil milhões para o turismo e um plano de “turismo social”, subsidiado, para pessoas que viveram um confinamento em condições “por vezes muito duras”. Philippe falava após uma reunião interministerial sobre turismo, esta manhã, na sua residência oficial.
O chefe do Executivo acrescentou que tudo decorrerá “sob reserva da evolução da epidemia e de possíveis restrições muito localizadas”. Phillippe assegura que “os agentes do turismo e hotelaria comprometeram-se a reembolsar integralmente os franceses na hipótese de a evolução da epidemia não permitir a sua partida para férias”.