Nello é uma personalidade importante da comunidade portuguesa em França. Encenador e artista-transformista, o também diretor do Cabaret Chez Nello La Belle Vie há mais de 30 anos tem um percurso de vida cativante.
Ouça aqui a história original e única do Nello. Uma conversa conduzida por Didier Caramalho no ALFA 10/13 do dia 28 de fevereiro de 2024:
Manuel Dante nasceu em Angola. Depois de ter regressado à Portugal com a familia, de lágrimas aos olhos – após a Revolução dos Cravos em abril de 1974 – o retornado percebeu que era artista.
No final dos anos 1970, Manuel Dante – ele tem antepassados italianos – começou a trabalhar num cabaret em Lisboa, descobrindo assim o mundo do transformismo, o mundo dos homens disfarçados de mulher. Partiu mais tarde para os Países Baixos com a irmã, onde aperfeiçoou a sua arte.
Foi a vida que escolheu por mim. A necessidade de trabalhar fez que eu aceitei o transformismo.
Por vezes, os caminhos da vida são estranhos mas evocadores: um antigo amor da vida dele chamou-o um dia, e falou-lhe de um cabaret em Tours. Manuel aceitou então esse desafio e desde aí… o Nello nasceu.
Didier Caramalho