EUA/Eleições. « Quanto mais americanos forem, mais portugueses serão » – recordar Mário Soares em Newark

Fachada do restaurante Little Portugal, da luso-descendente Rosemary Pereira (ausente da fotografia), instalado na pequena cidade de Fuquay-Varina, Carolina do Norte, Estados Unidos da América, 31 de outubro de 2024. Com pratos portugueses e venda de produtos nacionais, tem o negócio há quatro anos e é apoiante convicta de Donald Trump, principalmente por achar que a economia americana irá melhorar se o candidato republicano vencer as eleições. (ACOMPANHA TEXTO DA LUSA DO DIA 02 DE NOVEMBRO DE 2024). NUNO VEIGA/LUSA

Alfa/ Daniel Ribeiro

Em vésperas das eleições.

« Em Newark, que já foi mais portuguesa, os portugueses estão mais americanos », lê-se numa reportagem do diário português Público, que acrescenta:

“Quanto mais americanos forem, mais portugueses serão ». « Henrique Mano, chefe de redacção do Luso-Americano, o jornal histórico da comunidade portuguesa e lusodescendente nos Estados Unidos, recorda as palavras de Mário Soares nas suas visitas a Newark, cidade-âncora da diáspora. O então Presidente da República apelava a uma maior integração dos portugueses na sociedade norte-americana, através da naturalização e da participação política ».

No que respeita às eleições gerais, há lusodescendentes candidatos, desidnadamente para a Câmara dos Representantes.

O jornal Luso-Americano escreve: « Nas eleições de 5 de Novembro próximo (terça-feira), coloca-se pela primeira vez a possibilidade da eleição de 8 congressistas de origem lusa – se os 5 actuais forem reeleitos e três outros que concorrem pela primeira vez chegarem lá ».

Um galo de Barcelos gigante é um dos ‘amuletos’ presentes no restaurante da luso-descendente Rosemary Pereira (C), proprietária do restaurante Little Portugal, instalado na pequena cidade de Fuquay-Varina, Carolina do Norte, Estados Unidos da América, 31 de outubro de 2024. Com pratos portugueses e venda de produtos nacionais, tem o negócio há quatro anos e é apoiante convicta de Donald Trump, principalmente por achar que a economia americana irá melhorar se o candidato republicano vencer as eleições.  NUNO VEIGA/LUSA
Article précédentDE TERRA EM TERRA, NAS MARGENS DA TRADIÇÃO – 27 DE OUTUBRO 2024
Article suivantRobert Wilson illumine Fernando Pessoa – no Théatre de la Ville de Paris, a partir do dia 05/11