O selecionador de Portugal, Roberto Martínez, assumiu hoje que, neste momento, o objetivo principal é terminar a fase de qualificação para o Euro2024 de futebol só com vitórias e destacou o regresso de Pepe.
“Agora, temos um estágio para terminarmos a fase de apuramento. Depois, temos o estágio de março, que será muito importante. A porta da seleção está sempre aberta. Mas, agora, precisamos de continuidade, de criar ligações e criar um grupo competitivo. Estamos focados nos dois próximos jogos para terminarmos esta histórica fase de qualificação da melhor maneira possível”, disse Roberto Martínez.
O técnico espanhol falava aos jornalistas em conferência de imprensa na Cidade do Futebol, em Oeiras, após a divulgação da lista de convocados para os duelos com Liechtenstein e Islândia, das duas últimas jornadas do Grupo J de apuramento para o próximo Europeu.
“Queremos chegar ao último jogo [frente à Islândia, no Estádio José Alvalade] e celebrar o talento espetacular que esta seleção tem”, referiu.
Entre os 26 jogadores chamados, destaque para os regressos de Pepe e Matheus Nunes, e para a primeira presença de Bruma desde que Roberto Martínez é selecionador nacional.
“O Pepe teve um impacto muito grande no primeiro estágio. É um jogador com um profissionalismo exemplar e que tem uma experiência muito importante. Merece estar na seleção. É uma boa notícia ter de volta a experiência e o profissionalismo de Pepe”, frisou Martínez.
Para o treinador de 50 anos, Matheus Nunes, agora no Manchester City, é um jogador com características diferentes dos restantes médios, enquanto Bruma, do Sporting de Braga, já estava a ser seguido desde janeiro.
“O Bruma entra para substituir o Pedro Neto [lesionado]. É uma questão de perfil e do que queremos fazer taticamente. Vai ter a sua oportunidade. Seguimos o Bruma desde janeiro. Cresceu muito e agora tem a experiência de jogar na Liga dos Campeões. Se não fosse o Bruma, seria o Galeno”, confessou.
Ausente continua Pedro Gonçalves, apesar de o médio estar a marcar golos no Sporting.
“Ele [Pedro Gonçalves] tem nível para chegar à seleção, mas há muitos jogadores para o lugar e temos de fazer escolhas. Ele está a trabalhar muito, está a trabalhar bem, mas vai ter de esperar”, disse.
Roberto Martínez anunciou ainda que o guarda-redes José Sá e o defesa Toti Gomes vão ter a oportunidade de somar a primeira internacionalização nestas últimas duas jornadas do apuramento para o Euro2024, que vai decorrer na Alemanha.
Os 26 jogadores chamados por Martínez concentram-se na segunda-feira, ao final da tarde, na Cidade do Futebol.
A equipa das ‘quinas’, que já garantiu o primeiro lugar do grupo e também a qualificação para o Europeu do próximo ano, defronta o Liechtenstein na quinta-feira, às 19:45 (de Lisboa), em Vaduz, e, três dias depois, a Islândia, no Estádio José Alvalade, à mesma hora.
Portugal lidera a Grupo J com 24 pontos, mais oito do que a Eslováquia, segunda classificada, com o Luxemburgo, terceiro, a somar 11. A Islândia é quarta colocada, com 10 pontos, à frente da Bósnia-Herzegovina, com nove, e do Liechtenstein, último, sem qualquer ponto.
Lista dos 26 convocados:
– Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton, Ing) e Rui Patrício (Roma, Ita).
– Defesas: Diogo Dalot (Manchester United, Ing), Nélson Semedo (Wolverhampton, Ing), João Cancelo (FC Barcelona, Esp), Rúben Dias (Manchester City, Ing), António Silva (Benfica), Pepe (FC Porto), Toti Gomes (Wolverhampton, Ing) e Gonçalo Inácio (Sporting).
– Médios: Palhinha (Fulham, Ing), João Neves (Benfica), Rúben Neves (Al-Hilal, Ara), Bernardo Silva (Manchester City, Ing), Bruno Fernandes (Manchester United, Ing), Otávio (Al Nassr, Ara), Vitinha (Paris Saint-Germain, Fra) e Matheus Nunes (Manchester City, Ing).
– Avançados: Cristiano Ronaldo (Al Nassr, Ara), Gonçalo Ramos (Paris Saint-Germain, Fra), João Félix (FC Barcelona, Esp), Rafael Leão (AC Milan, Ita), Diogo Jota (Liverpool, Ing), Ricardo Horta (Sporting de Braga) e Bruma (Sporting de Braga).
Com Agência Lusa.