Euro2024: Portugal volta a encontrar Eslovénia após primeira ‘queda’ de Martínez

Portugal national soccer team player Pepe during a training session in Marienfeld, Harsewinkel, Germany, 28 June 2024. The Portuguese national soccer team is based in Marienfeld, Harsewinkel during the UEFA EURO 2024. MIGUEL A. LOPES/LUSA

Portugal volta a encontrar a Eslovénia, desta vez nos oitavos de final do Euro2024 de futebol, rival que já em março deste ano, em Liubliana, numa particular, impôs a primeira derrota da seleção lusa durante a ‘era’ Roberto Martínez.

A cidade de Frankfurt, na Alemanha, vai na segunda-feira ser o palco do primeiro duelo oficial entre as duas nações, e logo com a qualificação para os quartos de final de um Europeu em jogo, com o destino a voltar a juntar as duas equipas, meses depois de um ‘amigável’ na capital eslovena, que resultou em desaire para o lado português.

Naquele que é até hoje o único encontro entre Portugal e Eslovénia, a seleção nacional acabou derrotada por 2-0, pondo fim ao registo totalmente vitorioso de Martínez, que vinha de 10 triunfos em 10 jogos, na fase de qualificação para o Euro2024, e de uma goleada sobre a Suécia (5-2), dias antes num particular em Guimarães.

Numa janela de março em que o selecionador nacional chamou mais de 30 jogadores e em que dividiu o grupo em duas fases, Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Rúben Dias falharam a partida em solo esloveno, após terem participado na partida com os suecos, enquanto Diogo Costa, Pepe, Diogo Dalot, Vitinha, João Cancelo, João Félix e Cristiano Ronaldo estiveram apenas presentes em Liubliana.

Adam Ceric, aos 72 minutos, e Elsnik, aos 80, jogadores que estão presentes no Euro2024, fizeram os golos na Eslovénia nessa partida, dando uma triunfo inesperado à formação da casa.

Portugal volta assim a encontrar a Eslovénia e após Martínez sofrer a sua primeira derrota em jogos oficiais com Portugal, perante a Geórgia (2-0), no fecho do Grupo F, naquela que é até agora a maior surpresa do Euro2024.

Para estar na Alemanha, a Eslovénia, liderada pelo técnico Matjaz Kek, foi segunda classificado do Grupo H da fase de qualificação, em igualdade pontual com a Dinamarca, que venceu o agrupamento, mas com desvantagem no confronto direto.

Já em solo germânico, os eslovenos chegam ao encontro com Portugal sem derrotas, depois de terem empatado todos os encontros que disputaram no Grupo C. A campanha começou com um 1-1 frente à Dinamarca, num reencontro após a fase de apuramento, seguindo-se novo 1-1 com a Sérvia, numa partida em que estiveram a poucos segundos de vencer, e um nulo com a Inglaterra.

Naquela que é apenas a segunda participação em Europeu, a Eslovénia está pela primeira vez nos ‘oitavos’, mas continua sem saber o que é vencer, já que no Euro2000, na estreia, somou dois empates e uma derrota.

O encontro marca também a despedida de Frankfurt e do Deutsche Bank Park, recinto com capacidade para cerca de 50 mil pessoas, do Euro2024, depois de ter recebido o Suíça-Alemanha (1-1), o Dinamarca-Inglaterra (1-1), o Bélgica-Eslováquia (0-1) e o Eslováquia-Roménia (1-1).

 

Pepe diz que segredo para a longevidade é a paixão pelo futebol:

Portugal national soccer team player Pepe attends a press conference in Marienfeld, Harsewinkel, Germany, 28 June 2024. The Portuguese national soccer team is based in Marienfeld, Harsewinkel during the UEFA EURO 2024. MIGUEL A. LOPES/LUSA

O internacional português Pepe defendeu que o segredo para a longevidade é a paixão pelo futebol, explicando que o facto de a sua recuperação, aos 41 anos, ser mais lenta, faz dele ‘o dono’ das máquinas do gelo.

“O segredo é a paixão que tenho pelo futebol. É um privilégio levantar-me e fazer o que mais gosto. Coloco amor em cada ação, nos treinos e jogos”, disse o defesa central, em conferência de imprensa em Marienfeld, ‘quartel-general’ da seleção portuguesa no Euro2024 de futebol.

O central, que foi titular nos jogos com República Checa e Turquia e ficou no banco frente à Geórgia, explicou que agora o tempo de recuperação é mais lento, confessando que até brincam que é o dono das máquinas de gelo.

“Estou sempre perto das máquinas do gelo e recuperação, os fisioterapeutas até dizem que sou o dono, mas é para recuperar o mais rápido possível. Não é tão rápido como um jovem de 20 anos, mas faço o meu melhor”, salientou.

Pepe, que aos 41 anos cumpre a sua quinta participação e é o jogador mais velho a disputar a fase final de um Europeu, recusou abordar o seu futuro, quer na seleção quer ao nível de clube, ele que termina contrato com o FC Porto.

“Não penso muito nisso. O futuro a Deus pertence. Tenho muito que pensar nestes dias, como me vou preparar e recuperar, para os treinos e jogos”, disse.

Pepe referiu que é um privilégio estar na seleção e fazer parte do grupo, afirmando que, como um dos mais experientes, procura ajudar os mais jovens, referindo que estes vão ter “um futuro brilhante”.

Portugal está a preparar o jogo frente à Eslovénia, dos oitavos de final do Euro2024, que está agendado para segunda-feira, em Frankfurt, às 21:00.

 

Com Agência Lusa.

Article précédentOnda de raptos atinge comunidade portuguesa na África do Sul
Article suivantMorreu o artista plástico Manuel Cargaleiro, que residiu em Paris dezenas de anos