Euro2024: ‘Ronaldomania’ está bem viva e marca chegada de Portugal a Marienfeld

Portugal national soccer team player Cristiano Ronaldo (C) and Portugal head coach Roberto Martinez (R) arrive to Harsewinkel, Germany, 13 June 2024. The Portuguese national soccer team is based in Harsewinkel during the UEFA EURO 2024. MIGUEL A. LOPES/LUSA

A seleção portuguesa de futebol chegou hoje a Marienfeld, na Alemanha, para a participação no Euro2024, onde foi recebido cerca de cinco mil adeptos, quase todos em êxtase com a presença de Cristiano Ronaldo.

A comitiva lusa chegou ao complexo desportivo do Hotel-Residence Klosterpforte, onde vai ficar e treinar durante o torneio, às 20:57 locais (19:57 em Lisboa), com um grupo de adeptos composto por emigrantes portugueses e habitantes locais a gritarem sobretudo por Ronaldo que, aos 39 anos, continua a ser a grande figura de Portugal.

“Ronaldo, Ronaldo, Ronaldo” foi a banda sonora da chegada da seleção, pela voz de cerca de cinco mil adeptos, de acordo com os números divulgados pelas autoridades locais à agência Lusa.

Camisolas com o número ‘7’ de Portugal, do Al Nassr, seu atual clube na Arábia Saudita, do Manchester United e Real Madrid eram fáceis de encontrar no aglomerado de pessoas, com algumas a levarem escadotes, outros a subirem árvores, para ficarem com melhor visão sobre a chegada.

Mal o autocarro da seleção nacional entrou no hotel, a primeira barreira de proteção foi ‘furada’ e os adeptos, quase todos de telemóvel em punho, cercaram por completo a barreira colocada à volta do recinto, alguns tentando até trepar a cerca na esperança de tirar uma fotografia ou fazer um vídeo do capitão da seleção.

Os perto de 50 polícias que estavam no local ainda tentaram impedir a primeira ‘invasão’, sem sucesso, preferindo deixar os adeptos mais perto do hotel.

Duas horas antes, ainda o avião da seleção nacional não tinha aterrado em Munster – chegou às 19:25 locais (18:25 em Lisboa) -, já cerca de dois mil adeptos marcavam presença no local, com muitos ‘Ronaldos’ e sardinhas à espera.

A pequena e pacata vila de Marienfeld, na Alemanha, encheu-se de ‘vida’, com muitas pessoas, de todas as idades, vestidas com a camisola da seleção nacional, grande parte delas com o número ‘7’ de Ronaldo, assim como várias bandeiras e alusões à cultura portuguesa, e também um rancho folclórico, da zona de Gutersloh.

O hotel responsável pelo complexo desportivo em que a seleção vai estagiar durante o torneio montou uma ‘funzone’ com música, animação, bebidas e comida, incluindo a tradicional sardinha assada, algo típico nesta altura do ano em solo luso, nas festas populares.

“Tínhamos de estar presentes para apoiar Portugal. A sardinha veio diretamente de Peniche. Tenho uma pessoa que costuma trazer e habitualmente temos peixe português”, disse à Lusa Artur Rodrigues, emigrante na Alemanha há 53 anos e hoje responsável pelo cheiro único da sardinha assada em Marienfeld.

É a segunda vez que a seleção lusa faz de Marienfeld a sua ‘casa’ num torneio, depois da participação na fase final do Mundial2006, que também decorreu na Alemanha.

Na sexta-feira, a seleção portuguesa realiza primeiro treino em solo alemão, numa sessão que será totalmente aberta, com adeptos nas bancadas, em Gütersloh, a cinco dias da estreia.

Portugal faz o seu primeiro treino no Heidewaldstadion, recinto com capacidade para cerca de oito mil adeptos e casa do FC Gütersloh, das divisões amadoras germânicas.

A UEFA obriga todas as seleções participantes no Europeu a realizarem durante a competição, pelo menos, um apronto abertos a adeptos.

A sessão está agendada para as 18:00 locais (17:00 em Lisboa), em Gütersloh, cidade que fica a 13 quilómetros de distância do local onde a comitiva lusa está instalada. Já o mesmo tinha acontecido em 2006.

No Euro2024, Portugal vai disputar o Grupo F, juntamente com República Checa (18 de junho, em Leipzig), Turquia (22, em Dortmund) e Geórgia (26, em Gelsenkirchen).

O torneio arranca na sexta-feira, em Munique, com o Alemanha-Escócia, e decorre até 14 de julho, com a final em Berlim.

 

Com Agência Lusa.

Article précédentProposta do PS que elimina portagens nas ex-SCUT aprovada
Article suivantEvocação. Emissão especial Timor-Leste. Reportagem realizada há 21 anos, durante visita de Xanana Gusmão a Paris