Euro2024: Rúben Dias rejeita ideia de “grupo mais fechado” na seleção portuguesa

Portugal national team soccer player Rubem Dias, attends a press conference during preparations for the qualifying stage for the UEFA Euro 2024, in Oeiras, outskirts of Lisbon, Portugal, 04 September 2023. Portugal prepares for matches against the Slovakia and Luxembourg in UEFA EURO 2024 qualifiers. ANTONIO COTRIM/LUSA

O defesa Rúben Dias rejeitou hoje a ideia de que o grupo da seleção portuguesa de futebol seja « mais fechado » e que impossibilite o regresso ou a chamada de novos jogadores, considerando que faz “parte da história”.

Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo de sexta-feira com a Eslováquia, da fase de qualificação para o Euro2024, o central, de 26 anos, falou aos jornalistas sobre as chamadas dos compatriotas João Cancelo e João Félix, que estiveram várias semanas sem competição e só no último dia do mercado de verão rumaram à Catalunha para representar o FC Barcelona.

“Não acho que seja ideia de grupo mais fechado, é a ideia de espaço de seleção e sempre foi assim. Como sempre, a porta está aberta para entrar e sair, são decisões e cabem ao treinador. Às vezes, um jogador não está a jogar tão bem e acaba por ser convocado por diferentes fatores. A história diz-nos que isto, por vezes, acontece”, justificou Rúben Dias, no principal auditório da Cidade do Futebol, em Oeiras.

O defesa dos ingleses do Manchester City falou depois sobre o opoente do Grupo J, que Portugal lidera com 12 pontos, estando, por isso, muito perto de garantir o ‘passaporte’ para a fase final da competição que irá realizar-se na Alemanha em 2024.

“Jogo difícil pela qualidade do nosso adversário, pela proximidade e pela importância que o jogo tem em caso de vitória nossa. Temos perfeita consciência que este primeiro jogo e o segundo [contra o Luxemburgo] vão ser muito importantes para nós”, perspetivou.

Além de Rúben Dias, o Manchester City conta com os lusos Bernardo Silva e Matheus Nunes, o último recém-chegado ao campeão inglês, pelo que mereceu um comentário por parte do central.

“Fico muito feliz e ficamos enquanto portugueses que mais um português se tenha juntado ao Manchester City, que nos dias de hoje é um dos melhores clubes do mundo. É mais um jogador a ter oportunidade de estar neste contexto”, expressou.

Por fim, Rúben Dias abordou as contratações sonantes de vários clubes da Arábia Saudita para reforçar a ideia anteriormente transmitida: “Continua claro que o futebol mais competitivo continua a ser na Europa. Não acompanho [o campeonato], vi um ou dois jogos e não tenho conhecimento para falar”.

Portugal defronta a Eslováquia, em Bratislava, na sexta-feira, e, três dias depois, em 11 de setembro, recebe no Algarve o Luxemburgo.

Após quatro jornadas, a seleção nacional lidera o Grupo J, com 12 pontos, somando apenas vitórias, à frente da Eslováquia, segunda classificada, com 10, e do Luxemburgo, terceiro, com sete. Bósnia-Herzegovina e Islândia somam ambas três pontos, enquanto o Liechtenstein continua a zero e é último.

Os dois primeiros lugares do agrupamento dão acesso direto à fase final do Campeonato da Europa, que vai decorrer no próximo ano, na Alemanha.

 

Com Agência Lusa.

Article précédentUcrânia. Zelensky substitui ministro da Defesa
Article suivantAnálise da situação em Portugal. Conselho de Estado termina hoje reunião iniciada em julho