Europeias: Marcelo pede aos eleitores que usem o voto como arma de democracia e paz

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, faz uma declaração propósito das eleições europeias feita em direto no Castelo de Leiria, no âmbito das Comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, Leiria, 8 de junho de 2024. PAULO NOVAIS/LUSA/POOL

Europeias: Marcelo pede aos eleitores que usem o voto como arma de democracia e paz

 

O Presidente da República pediu hoje aos eleitores que participem nas eleições europeias usando o voto como arma de liberdade, democracia e de paz, considerando que a Europa vive a situação mais grave dos últimos 30 anos.

« No passado, temos ligado de menos a estas eleições que, no entanto, sendo sobre a Europa, são também sobre Portugal, sobre nós próprios: a nossa democracia, as nossas condições de vida, a nossa circulação, as nossas comunidades na Europa », afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, numa comunicação ao país a partir do Castelo de Leiria, a propósito das eleições de domingo.

« Portugueses: Vale a pena, desta vez, ainda mais do que nunca, mostrar que o voto é uma arma de liberdade, uma arma de democracia, uma arma de paz. A arma que não existia até 1974 », acrescentou.

Numa mensagem aos eleitores, com cerca de três minutos e meio, o chefe de Estado referiu que, neste momento, « o que está em causa é uma guerra » em território europeu, na Ucrânia, « os seus efeitos e a urgência de garantir o mais rapidamente possível que seja ultrapassado » esse conflito.

« Agora, não votar é metermos a cabeça na areia, é perdermos por falta de comparência, em vez de dizermos o que queremos, de darmos mais força aos nossos representantes na Europa, de darmos mais força à Europa no mundo », declarou.

Article précédentEuro2024: Portugal perde com Croácia no segundo jogo de preparação
Article suivantAtletismo/Europeus: Liliana Cá bronze no lançamento do disco, Irina Rodrigues quarta