
Duas crianças, de três e cinco anos, morreram na sequência de uma violenta explosão ocorrida ao final da tarde de segunda-feira, 15 de dezembro, num prédio em Trévoux, cidade nos arredores de Lyon, em França.
Segundo a imprensa portuguesa, o pai das crianças é natural de Cavez, no concelho de Cabeceiras de Basto. As crianças foram retiradas dos escombros em paragem cardiorrespiratória, mas infelizmente não sobreviveram.
O incidente ocorreu às 17h50, no rés-do-chão de um prédio residencial de quatro andares, devido a uma fuga de gás. A deflagração causou grandes danos na fachada e projetou detritos nas ruas, fragilizando a estrutura do edifício, que não chegou a desabar.
Cerca de 30 pessoas receberam assistência médica imediatamente, sendo quatro delas em estado grave. Cinquenta bombeiros, 36 veículos e equipas médicas e cinotécnicas foram mobilizados para o socorro. Um perímetro de segurança foi estabelecido, e a população foi instruída a evitar a área.
Duas escolas próximas sofreram danos materiais, mas não houve feridos. Os residentes desalojados, cerca de 50 pessoas, foram temporariamente acolhidos num ginásio. O plano de emergência municipal e uma célula de apoio médico-psicológico foram ativados para assistir os afetados.
O presidente da câmara de Trévoux, Marc Péchoux, destacou a solidariedade da comunidade face a esta situação dramática, enquanto as buscas por outras possíveis vítimas continuam.
Com Agências.