Falha massiva nos sistemas telefónicos deixou França sem linhas de emergência

Gérald Darmanin
MAI francês admite possível ligação entre extrema esquerda e sabotagem de comboios.

(Foto AFP: Gerald Darmanin: « grave e inaceitável »)

Falha massiva nos sistemas telefónicos deixou França sem linhas de emergência. As linhas de emergência médica, policial e dos bombeiros estiveram, desde esta madrugada, fora de serviço em França, tendo sido recuperadas já durante a manhã, mas ainda com grandes falhas.

Alfa/ Lusa/ Agências

O ministro da Administração Interna, Gerald Darmanin, veio reagir esta manhã dizendo que esta avaria é « grave e inaceitável », e chamou o presidente do grupo Orange para uma reunião.

Os números de urgência em França são da responsabilidade do gigante telefónico Orange, que já justificou as falhas com um problema numa operação de manutenção e disse que o acesso ao público em geral já estava restabelecido.

Os problemas começaram ainda na quarta-feira à tarde, com fortes perturbações nas diversas linhas, especialmente para quem tentava aceder aos números de urgência.

O problema foi reconhecido pela Orange às 21h e, por volta da meia-noite, houve uma reunião de urgência entre o ministro da Administração Interna, Gerald Darmanin, e Cedric O, secretário de Estado da Transição Digital.

O Ministério reconheceu em comunicado que « esta avaria afetou de forma parcial mas significativa a receção de chamadas de urgência em todo o território nacional ».

 

Article précédentPortugueses são os europeus com uma imagem mais positiva da UE
Article suivantPortugal e Espanha apresentam oficialmente esta sexta-feira a candidatura conjunta ao Campeonato do Mundo de 2030