Família de Ihor, o ucraniano morto no aeroporto de Lisboa, vai receber mais de 830 mil euros

Família do cidadão ucraniano Ihor Homeniuk vai receber mais de 830 mil euros de indemnização do Estado português, indica o jornal Diário de Notícias.

A família do cidadão ucraniano que foi morto por agentes do Serviço  (SEF) no aeroporto de Lisboa, Ihor Homeniuk, vai receber uma indemnização do Estado português imediata de 712.950 euros, quantia a que se acrescenta uma pensão para os dois filhos do cidadão enquanto estes estiverem a estudar, segundo indica o Diário de Notícias.

Ihor Homenyuk foi violentamente agredido e morto no dia 12 de Março de 2020 no Centro de Instalação Temporária do Aeroporto de Lisboa 

« A decisão da Provedora de Justiça teve em conta o ‘tratamento cruel, desumano e degradante’ a que o cidadão ucraniano foi sujeito sob custódia do SEF. Prevê o pagamento imediato de 712 950 euros e ainda uma pensão para cada um dos filhos enquanto estudarem, com limite nos 28 anos », escreve o DN.

O cidadão ucraniano morreu a 12 de março sob custódia do SEF. Três inspetores estão acusados de o terem espancado brutalmente, fracturando-lhe várias costelas e deixando-o algemado várias horas e causando-lhe assim a morte por asfixia mecânica, numa longa agonia.

Os três inspetores  acusados – Luís Silva, Duarte Laja e Bruno Sousa – estão acusados de homicídio qualificado, com a alegada cumplicidade ou encobrimento de outros nove inspetores do SEF, estando ainda em investigação, num processo autónomo, os crimes de falsificação de documentos, relacionados com o encobrimento.

Article précédentTribunal Constitucional admite sete candidatos às presidenciais portuguesas
Article suivantPortugal assume a presidência da UE no meio de uma pandemia