Foto de abertura: arquivo
Fátima está a receber milhares de fiéis para última grande peregrinação do ano. A peregrinação começa hoje e evoca neste fim de semana os 107 anos da sexta aparição na Cova da Iria.
As cerimónias são presididas pelo arcebispo de Manaus, Leonardo Steiner – e começam às 21h30 (hora local) de hoje, com recitação do terço na Capelinha das Aparições, seguida de procissão das velas e celebração da palavra.
A partir da meia-noite decorrerá uma vigília de oração, com os peregrinos a serem chamados para o terço às 09h30 de domingo e, a partir das 10h00, para a procissão para o altar, missa, bênção dos doentes e procissão do adeus.
Numa mensagem o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, convoca os peregrinos, num momento marcado por conflitos internacionais, que exige orações pela paz, pedindo a “ajuda e proteção de Nossa Senhora”.
“Reunimo-nos para pedir a ajuda e proteção de Nossa Senhora, concretamente nesta situação em que vivemos, uma situação que exige que rezemos pela paz, uma situação que nos leva a rezar pela Igreja em sínodo, uma situação que nos leva a pôr nas mãos de Maria tudo aquilo que nos ocupa e preocupa”, diz o sacerdote na mensagem em que apela à participação na peregrinação que hoje começa e que evoca os 107 anos da sexta aparição na Cova da Iria.
Esta aparição ficou marcada pelo chamado “milagre do Sol”.