O trio da frente abre na sexta-feira a primeira jornada da segunda volta da I Liga de futebol, com FC Porto, Benfica e Sporting de Braga a jogarem fora, antes das meias-finais da Taça da Liga.
O líder e campeão FC Porto, com cinco pontos de vantagem para o Benfica e seis face ao Sporting de Braga, visita a partir das 20:00 (Hora de Paris) o Desportivo de Chaves (17.º), equipa que em 17 confrontos no seu terreno perdeu 14 vezes com os ‘dragões’.
No lado portista, Maxi Pereira e Danilo lesionarem-se no clássico com o Sporting, juntando-se na lista de baixas a Otávio e Aboubakar, e deverão falhar o embate face aos flavienses.
No Desportivo de Chaves, situado em zona de despromoção, o técnico Tiago Fernandes tem muitas limitações no plantel, nomeadamente a de Ghazaryan, que bisou no empate que a equipa impôs ao Benfica em setembro (2-2), ainda na sexta jornada.
O Benfica, que conseguiu na última ronda reduzir distâncias, face ao empate entre Sporting e FC Porto (0-0), e à igual perda de pontos do Sporting de Braga em casa do Portimonense (1-1), repete poucos dias depois uma visita ao Vitória de Guimarães (quinto).
Na terça-feira, a equipa de Bruno Lage, esta semana oficializado como treinador nos ‘encarnados’, garantiu a passagem às meias-finais da Taça de Portugal com um golo da jovem promessa João Félix, aos 14 minutos.
Desta vez, em jogo com início para as 22:15, o Benfica não contará com o central Ruben Dias, titular absoluto nas 17 primeiras jornadas e que cumprirá castigo, depois de ter visto o quinto amarelo diante do Santa Clara (triunfo por 2-0).
Bruno Lage deverá promover Conti e poderá também ter arranjar um substituto para Fejsa, que saiu lesionado ao intervalo do jogo da Taça, sendo que Jonas e Rafa continuam fora das contas, enquanto Luís Castro não poderá utilizar Pedro Rodrigues, emprestado pelas ‘águias’.
Já o Sporting de Braga, é o primeiro a entrar em campo na sexta-feira (19:45), com os bracarenses sem Marcelo Goiano, castigado, e com Matheus, Xadas, Ricardo Ferreira e Fransérgio ainda a recuperarem de lesões.
Em dúvida continua o avançado Dyego Sousa, o melhor marcador da Liga, com 12 golos, que foi convocado para jogo da Taça, na Vila das Aves (2-1), mas que acabou por não entrar, e que tem trabalhado condicionado.
O Braga joga na Choupana precisamente antes de disputar na quarta-feira as meias-finais da Taça da Liga com o Sporting, um dia após a outra meia-final, que opõe o Benfica ao FC Porto.
Os ‘leões’, quartos classificados, terão menos tempo de recuperação, mas têm a vantagem de jogarem em casa, com a receção no sábado ao Moreirense (sétimo), equipa sensação esta época.
A formação treinada por Ivo Vieira perdeu fora com FC Porto (3-0) e Sporting de Braga (2-0), mas foi uma das equipas que impôs uma derrota ao Benfica, mais surpreendente por acontecer no Estádio da Luz (3-1), à nona jornada.
Também no sábado, o Belenenses (sexto) recebe o Tondela (13.º), na expectativa de capitalizar os jogos difíceis de Vitória de Guimarães e Moreirense, seus rivais diretos na tabela, com os mesmos 28 pontos.
Na zona de descida, o Desportivo das Aves (18.º), que viu sair esta semana o treinador José Mota, recebe no domingo o Vitória de Setúbal (11.º), no que será a estreia de Augusto Inácio.
A 18.ª jornada, que marca o arranque da segunda volta, terá ainda os jogos Santa Clara-Marítimo, no sábado, e o Boavista-Portimonense e o Rio Ave-Feirense, no domingo.
Os jogos desta ronda antecedem as decisões na Taça da Liga, com as meias-finais na terça e quarta-feira, e a final no sábado, dia 26 de janeiro.
Programa da 18ª jornada (Horas de Paris):
– Sexta-feira, 18 jan:
Nacional – Sporting de Braga, 19:45.
Desportivo de Chaves – FC Porto, 20:00.
Vitória de Guimarães – Benfica, 22:15.
– Sábado, 19 jan:
Belenenses – Tondela, 16:30.
Sporting – Moreirense, 19:00.
Santa Clara – Marítimo, 20:30.
– Domingo, 20 jan:
Desportivo das Aves – Vitória de Setúbal, 16:00.
Boavista – Portimonense, 18:30.
Rio Ave – Feirense, 21:00.
Alfa/Lusa.