FC Porto e Sporting protagonizam na sexta-feira, no Estádio do Dragão, um clássico que pode ser crucial nas ‘contas’ pelo título, com maior risco para os lisboetas, à 22ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.
O jogo ‘grande’ pode deixar, em caso de vitória, o FC Porto – que empatou na primeira volta em Alvalade -, com mais nove pontos do que o rival e vantagem no confronto direto, enquanto o Sporting precisa de relançar a sua candidatura.
À entrada para o último terço do campeonato, a margem para se fazerem contas e capitalizarem erros é cada vez menor, e as derrotas com Santa Clara (fora) e Sporting de Braga (em casa) vieram complicar a matemática ‘leonina’.
O FC Porto isolou-se na liderança, e está invicto, com 19 vitórias – 16 das quais consecutivas – para igualar o seu melhor registo de sempre na I Liga – e dois empates, e reforçou a sua candidatura, cabendo agora ao Sporting correr atrás do prejuízo.
Quanto aos ‘onzes’ do jogo marcado para sexta-feira (21:15), face aos compromissos europeus da semana seguinte, o Sporting na Liga dos Campeões com o Manchester City, e o FC Porto na Liga Europa com a Lazio, existem ainda algumas dúvidas.
O lateral Porro viu um quinto amarelo e é baixa importante para Rúben Amorim, que tem Pedro Gonçalves em dúvida, devido a fadiga muscular, enquanto, no FC Porto, o guarda-redes Diogo Costa saiu lesionado, com colar cervical, mas deverá recuperar.
Na última época, que consagrou o Sporting campeão 19 anos depois, os dois rivais empataram os jogos disputados na I Liga e já nesta verificou-se novo empate na visita do FC Porto a Alvalade, com Nuno Santos a marcar para os ‘leões’, e Luis Díaz, entretanto transferido para o Liverpool, para os ‘dragões’.
O jogo ‘grande’ e que abre a jornada antecede a receção de sábado do Benfica ao Santa Clara (19:00), com os ‘encarnados’ quase alheados do ‘clássico’, quando distam 12 pontos do FC Porto e estão a seis do Sporting.
A última jornada deu um ‘tímido’ balão de oxigénio às ‘águias’, que venceram na visita ao Tondela (3-1), depois de verem o presidente Rui Costa descer ao balneário a seguir à derrota caseira com o Gil Vicente (1-2).
Com o Santa Clara (10.º), que esta época derrotou (e afastou) o FC Porto na Taça da Liga e impôs a primeira derrota ao Sporting na I Liga, as dificuldades devem aumentar, com o Benfica a encontrar um adversário que atravessa a sua melhor série.
Desde a vitória nos Açores diante do Sporting, o Santa Clara ainda não perdeu, somando uma sequência de três vitórias e dois empates, o último dos quais fora com o Gil Vicente, num jogo em que Lincoln e Cryzan foram expulsos e são baixas importantes na Luz.
Também no sábado, o Sporting de Braga (quarto) – que perdeu na última ronda na visita ao rival Vitória de Guimarães -, recebe o Paços de Ferreira (12.º), emblema que não vence há cinco jogos, com quatro empates, e está pontualmente perto da zona de descida.
Igualmente em séries longas sem vencer estão Portimonense (oitavo), há sete jornadas, e Boavista (13.º), há seis e também ligeiramente acima da zona de despromoção, que se defrontam nesta 22.ª ronda.
Uma crise de resultados que se estende ao Estoril Praia, equipa que ainda ‘segura’ o sétimo lugar com base num bom arranque de época, mas já não vence desde a 14.ª jornada, quando derrotou em 12 de dezembro de 2021 o Belenenses SAD.
Na jornada, os estorilistas recebem no domingo o Tondela (14.), outro perigosamente perto da zona de risco, e quando entre o 17.º lugar, o primeiro de descida direta, e o 12.º existe apenas uma diferença de quatro pontos.
No domingo, o embate entre Famalicão (17.º) e Moreirense (15.º) é de ‘aflitos’, enquanto o cada vez mais último Belenenses SAD (18.º) – com duas vitórias em 21 jogos -, recebe o Vitória de Guimarães (sexto), antes do embate entre Vizela (11.º) e Gil Vicente (quinto).
A ronda fica completa apenas na segunda-feira, com o também em ‘risco’ Arouca (16.º) a receber o Marítimo (nono).
Programa da 22ª jornada (horas em Paris):
– Sexta-feira, 11 fev:
FC Porto – Sporting, 21:15.
– Sábado, 12 fev:
Sporting de Braga – Paços de Ferreira, 16:30.
Benfica – Santa Clara, 19:00.
Portimonense – Boavista, 19:00.
Estoril Praia – Tondela, 21:30.
– Domingo, 13 fev:
Famalicão – Moreirense, 16:30.
Belenenses SAD – Vitória de Guimarães, 19:00.
Vizela – Gil Vicente, 21:30.
– Segunda-feira, 14 fev:
Arouca – Marítimo, 21:15.
Com Agência Lusa.