Férias. Uma « enchente ». Regresso das romarias e festas e fim de principais restrições anti-covid. Emigrantes em força em Portugal

Diversas fontes, incluindo jornais e outros meios de comunicação, indicam que, este ano, as autoridades esperam um fluxo muito maior de carros e de emigrantes durante as férias de verão, acima dos níveis pré-pandémicos.

Devido ao caos nos aeroportos, muitos optaram por viajar de automóvel, informa por exemplo o Jornal de Notícias de hoje.

« O Governo e as associações de lusodescendentes também apontam para uma enchente, devido ao regresso das romarias e o fim de quase todas as restrições relacionadas com a pandemia », escreve o JN.

« As pessoas estavam à espera de aproveitar a família sem máscara e as discotecas voltaram a abrir », diz Elsa Maceiria, da associação Capa Magellan, citada pelo JN.

No que respeita à segurança durante a viagem de carro, foram tomadas medidas de prevenção especiais. « Não ter pressa de chegar a Portugal » é a principal mensagem que a GNR quer passar aos milhares de condutores que esta semana começaram a entrar em força no país para as férias de verão.

Mais de três mil militares da GNR foram mobilizados para dar resposta à chegada dos emigrantes ao país, nomeadamente para ações de sensibilização junto a cinco pontos fronteiriços.

 

« Acidentes com matrículas estrangeiras, muitas vezes, estão associados ao cansaço acumulado », afirma ao JN o major Alves de Sousa. O responsável esclarece que « a pressa pode levar a excesso de velocidade, a que haja descuidos nas pausas de duas em duas horas ou na própria preparação do veículo », exemplificando com situações de « excesso de carga que obstruem os espelhos ».

Quanto ao jornal Expresso assinala a « enchente » citando Dino Meira e uma parte da letra da canção Meu Querido Mês de Agosto:

« Por ti levo o ano inteiro a sonhar
Trago sorrisos no rosto

Meu querido mês de agosto
Porque sei que vou voltar »

 

Article précédentPrimeiro carregamento de cereais ucranianos deixou porto de Odessa. ONU saúda calorosamente esta operação
Article suivantMorreu Christophe Izard, ‘pai’ de ‘Casimir’ e de «L’île aux enfants», aos 85 anos